sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Ortorexia, conheça um pouco de uma patologia em discussão.

Comer saudável, é saber combinar prazer e saúde, ou seja gastronomia e nutrição.

Steven Bratman é médico e já foi um daqueles vegies-vegetarianos radicais,que defendiam com unhas e dietas naturais. Como um verdadeiro discípulo, sentia prazer em doutrinar os outros para que adotassem hábitos alimentares saudáveis. Mas o tempo passou e ele percebeu que algo estava mudando. A vida parecia sem graça, suas conversas sempre eram interrompidas por pensamentos sobre comida, e a necessidade de obter alimentos frescos, sem carne, gorduras ou aditivos químicos fez com que ele começasse a se sentir isolado e obcecado.
Engajado numa comunidade vegetariana, um dia ouviu de seu guru: “na noite passada, tive uma revelação num sonho – ao invés de comer meus brotos sozinho, seria melhor para mim compartilhar uma pizza com alguns amigos”. E aí o sonho do guru resume o que a gastronomia propõe, compartilhar, a mesa, o prato,o sabor ,o saber, o prazer em suma a vida!
Bratman em seus estudos se deu conta então, da existência de um novo fenômeno,a ortorexia.

O termo ortorexia, que deriva das palavras gregas ortho (correto) e orexis (apetite), foi usado pela primeira vez por Bratman, em 1998, para definir um grupo de pessoas que apresentavam uma obsessão por comer corretamente. Vivenciando o problema em primeira pessoa, observou que as fontes comuns desse distúrbio são a macrobiótica, o veganismo, dietas de baixas calorias e alergias a alimentos. Em geral, a dieta de base é saudável, mas deixa de ser um estilo de vida e se transforma numa obsessão que prejudica relações e pode ser perigosa para a saúde.
Ao contrário da anorexia, pacientes com esse perfil não estão preocupados com o peso, embora sejam tão magras que as pessoas pensam que são anoréxicas. O sentimento que as movem é sentirem-se puras. Em alguns casos, o objetivo é ter a certeza de que não pertencem a esse mundo.
Quando o corpo reclama e elas cometem algum deslize devorando um pote de sorvete, por exemplo, sofrem pela dor da perda do estado de graça. A solução é submeter-se à penitência: dietas mais rígidas e jejuns. Os ritos da espiritualidade gastronômica se resumem em planejar, comprar e consumir alimentos.
O ortoréxico é dominado pelos esforços em resistir às tentações, pela auto-reprovação por seus lapsos, assim como pelo orgulho de ter escolhido esse tipo de dieta, bem como sentimentos de superioridade em relação aos seres impuros e seus hábitos alimentares.

O que faz da ortorexia uma patologia é a completa transferência dos valores da vida para o ato de comer. A diferença básica entre anorexia, bulimia e ortorexia é que as primeiras focam a quantidade da comida, enquanto na terceira, o objetivo é a qualidade dela. Entretanto, em todos esses distúrbios, a comida é o centro da vida dessas pessoas.
A ortorexia é mais uma fonte de angústia psicológica e pode afetar tanto homens como mulheres. O tratamento pode ser difícil, pois para pessoas que fazem dietas tão rígidas, tomar antidepressivos é considerado impuro e artificial.

A Ortorexia Nervosa é uma doença ainda não reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), nem figura nos manuais de psiquiatria. Os portadores da doença acham que apenas os vegetais e cereais fazem bem ao organismo. Já carnes e enlatados, são evitados na alimentação dos ortoréxicos. Quem sofre deste mal dedica horas ao longo do dia para examinar o que vão comer, lêem minuciosamente os rótulos daquilo que compram, comem e cozinham sozinhos, porque não confiam em restaurantes e mastigam dezenas de vezes antes de engolir. Em sua vida, tudo gira em torno da comida: não rejeitam apenas os alimentos que engordam ou têm toxinas, mas também aqueles cultivados com adubos e herbicidas, ou que possuem substâncias artificiais.
Estudiosos sobre este problema apontam que muitas ortoréxicas foram anoréxicas que ao se recuperarem, optaram por uma dieta que inclui apenas comidas que supostamente não possam lhes causar nenhum dano. Existe normalmente uma obsessão pela escolha do alimento, pela maneira como foi preparado e quais recipientes armazenados. São rejeitados normalmente qualquer alimento que não seja natural, puro, saudável ou controlado.

A obsessão em manter uma dieta saudável pode, no entanto, ter o efeito contrário: levar a uma alimentação desequilibrada. A maioria dos indivíduos que sofre deste distúrbio são mulheres e têm um nível socioeconômico de médio para alto. São pessoas rígidas, muito exigentes consigo, e com traços obsessivo-compulsivos, representando cerca de 1% da população.
Quando a dieta se torna mais severa e exclui alimentos fundamentais para que o organismo funcione podem ocorrer situações de desnutrição, anemia, deficiências ou excessos de vitaminas, minerais e outros nutrientes. O problema pode desencadear desde intolerância ou alergia a alguns alimentos, predisposição a osteoporose por carência de cálcio, até problemas renais, depressão, ansiedade, hipocondria, dores musculares e apatia crônica.
Além disso, as pessoas com esse distúrbio têm problemas com a vida social, pois se tornam reticentes a comerem fora de casa, distanciam-se de seus familiares e amigos, adquirem uma personalidade irritadiça e, devido ao isolamento social, entram em um círculo vicioso devido à insatisfação afetiva e emocional, o que as levam a se preocuparem cada vez mais com sua alimentação.
Os especialistas concordam que a solução do problema passa por um tratamento psicológico e nutricional para reequilibrar a alimentação, desestimular práticas excessivas desses comportamentos alimentares e prevenir as recaídas nessa conduta.

Principais sintomas:


Morre de medo de engordar;
Tem obsessão pelo seu estado de saúde;
Gasta o que for preciso quando o assunto é alimentação saudável;
Não consome nada que seja preparado por terceiros;
Não compra nenhum tipo de alimento industrializado;
Evita frequentar festas, jantares, churrascos, etc;
Não consome de forma alguma carnes, leite e arroz branco.

Cardápio hipocalórico,emagreça com saúde.

Às 8h: café da manhã
Bata 1 copo de leite + 1 fatia de mamão + 1 colher (sobremesa) de farinha de linhaça ou granola, 1 fatia de queijo branco + 1 fatia de pão integral + 1 xícara de café

Após o café da manhã
1 xícara de chá verde com maçã verde

Às 10h: lanche
1 pote de iogurte,1 fatia de melão ou 1 pera ou 1 fatia de melancia

30 minutos antes do almoço
Tomar ½ grama de farinha de feijão diluída em meio copo com água ( spamarialinda)

Almoço
1 porção de peixe, frango ou carne, 2 c.de sopa arroz integral ou da terra + ½ concha de feijão de corda + salada verde com rúcula, agrião, acelga, tomate, pepino, queijo branco e palmito à vontade, com azeite.

Após o almoço
1 pedaço de casca de abacaxi + 1 pau de canela + 6 folhas de hortelã
Modo de preparo:
Misture tudo em um copo de água fervente. Deixe ferver por mais três minutos e tome morno.

Às 14h
1 fruta

Às 16h
1 fatia de queijo de minas + 4 bolachas de água e sal + 1 copo de suco de maçã ou pera ou melão (com adoçante) + 2 cápsulas de ágar-ágar

30 minutos antes do jantar
Tomar ½ grama de farinha de feijão branco diluída em meio copo com água ( spamarialinda)

Às 20h: jantar
1 prato de sopa de brócolis + 1 fatia de pão integral ( aparaibatem )

Às 22h
1 copo de leite desnatado com mel ou 1 iogurte desnatado com mel

Antes de dormir
Chá de ervas com maçã
1 pedaço de maçã + 1 punhado de camomila + 1 punhado de melissa + 1 pedaço de casca de abacaxi + 1 pedaço de canela
Modo de preparo
Deixe ferver tudo junto, por três minutos, e tome ainda morno.

Linda Susan 14/08/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário