sexta-feira, 14 de agosto de 2009

PALESTRA "Ervas, Especiarias e Pimentas", por Nelo Linguanotto.




A Livraria Sobrado tem o prazer de convidar para os seguintes eventos:

Terça-feira, dia 18/08, das 19h às 20h30: PALESTRA "Ervas, Especiarias e Pimentas", por Nelo Linguanotto.

A Livraria Sobrado e Editora Global convidam para a palestra "Ervas, Especiarias e Pimentas", por Nelo Linguanotto.

Evento gratuito. Confirmar presença pelo telefone: (11)5052-3540. Vagas limitadas.

Sobre a palestra:
Beleza, sabor, aroma e sofisticação de um prato! Tudo isso é o resultado de boas combinações de temperos e condimentos. Nesta palestra, Nelo Linguanotto dará várias dicas e opiniões de como escolher, armazenar e utilizar esses produtos com segurança e qualidade.
Desde os primórdios, a humanidade usa ervas e especiarias para o seu benefício e a sua alimentação. Das propriedades desses produtos, remédios, chás, poções, aromas e condimentos são produzidos. No Brasil, as especiarias são conhecidas desde a época das grandes navegações, já que os portugueses utilizavam sal, pimenta-do-reino e cravo-da-índia para conservar carnes e peixes em suas viagens.
Hoje, os vários mistérios do sabor proporcionados pelos temperos e condimentos são estudados a fundo pelos grandes mestres da culinária. Chefs e cozinheiros utilizam-se desses itens para incrementar o aroma e o sabor dos pratos, além de embelezá-los.
Proprietário da Distribuidora e Loja Bombay Herbs & Spices, Nelusko Linguanotto Neto, comenta que existem muitas opções de temperos no mercado, o que ainda gera algum tipo de confusão, pois as pessoas têm um pouco de dificuldade em diferenciar certas espécies e em definir qual a mais adequada para este ou aquele prato.

Sobre o livro "Ervas e Especiarias":
É o primeiro livro completo sobre especiarias produzido e editado no Brasil. Abrange 53 especiarias e 26 misturas de ervas e especiarias dos cinco continentes.
Editado em ordem alfabética, (com tradução do nome das especiarias em Francês, Alemão, Espanhol, Italiano, Inglês e Indiano) o leitor poderá conhecer a história de cada especiaria, sua origem e natureza, e cada texto informa a melhor forma de uso culinário, trazendo ainda uma receita com foto como sugestão de uso de cada erva, especiaria ou mistura.
Apesar de absolutamente criterioso e científico, o texto é agradável e interessante para qualquer pessoa que goste de cozinhar ou simplesmente aprecia uma gastronômia aromática.

Sobre Nelo Linguanotto:
Nelusko Linguanotto Neto (Nelo) é nascido em São Paulo, em 15/07/1958, começou a trabalhar com seu pai e mãe desde os 14 anos de idade.
Fez diversos cursos na área de tecnologia de alimentos tanto no Brasil como no exterior.
Em 1981, lançou o primeiro guia de especiarias que de uma forma simples orientava os interessados sobre os melhores usos para cada erva e especiaria. Neste quia teve a colaboração de sua amiga Edith Eisler, na época reponsável por Cozinha Cláudia.
No mesmo ano escreveu um pequeno livro de especiarias com receiras triviais para cada uma delas, lançando pela Editora Três.
Em 1984 Nelo foi trabalhar com a Mc Cormick em Baltimore, Maryland, onde teve a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em ervas e especiarias não só nos EUA, mas também nas filiais do México, Inglaterra e Venezuela.
Em 1987, com a saída da Mc Cormick do Brasil, reiniciaram a Linguanotto, mas com embalagens mais modernas e novamente inovadoras, lançando a primeira embalagem de especiarias já com moedor, misturas de especiarias e desidratados.
No ano 2000, outra mutinacional americana comprou 50% da Linguanotto, o que ajudou a Nelo conhecer a Masterfoods da Australia, lider na região em ervas, especiarias e condimentos, aprofundando mais ainda seus conhecimentos.
Ao final de 2001, vendeu os 50% restantes de sua participação na Effem do Brasil S/A, onde ficou exercendo a função de Gerente Geral até junho de 2003.
Em julho de 2003 fundou a Bombay Food Service Ltda, uma distribuidora de alimentos voltada para o segmento de Hotéis, Restaurantes, Bares, etc. onde além de distribuir os produtos da antiga Linguanotto, Castellari e Uncle Ben's, incorporou grandes narcas em seu portifolio, tais como, Barilla, Tabasco, Nestle, Unilever, Sakura, Yoki, Twinings.
Juntamente com a distribuidora iniciou a produção de uma linha de ervas e especiarias com a marca Bombay, voltada para o segmento de Food Service e em novembro de 2004 inaugurou a Bombay Herbs & Spices, a primeira loja de temperos e pimentas do Brasil.

Um comentário: