sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Nutrição adequada, sua pele agradece.

Nutrição adequada, sua pele agradece.

Já não é de hoje que se sabe que o alimento é o melhor dos remédios. A constatação, aliás, é bem antiga, pois cerca de 400 anos antes de Cristo Hipócrates já teria dito “que teu alimento seja teu remédio, e teu remédio seja teu alimento”.

A frase é válida até hoje. A alimentação saudável e balanceada é um dos bons hábitos que devemos cultivar na vida, fundamental para o bem-estar de todo o corpo e inclusive para a saúde da pele.

O equilíbrio à mesa fornece nutrientes essenciais para o brilho e a vitalidade da cútis, que podem ser reforçados pela cosmética. Dietas muito calóricas, por sua vez, aumentam a produção de radicais livres, danificando e oxidando as células, acelerando o envelhecimento.

Nutrientes como ferro, cálcio, fósforo e vitamina C, oligoelementos e aminoácidos em geral são elementos que hidratam a pele e deixam a epiderme mais fina e suave. Estes elementos são imprescindíveis em uma nutrição adequada.

Entretanto, os nutricionistas alertam, que a boa nutrição deve ser sempre acompanhada por hábitos diários de limpeza do rosto. A limpeza é essencial para eliminar as células mortas, a sudorese e as secreções naturais da pele, além de resíduos de poluição e maquiagem. O ideal é que seja realizada pela manhã e antes de dormir. Durante o sono acontece a renovação celular e, com a pele limpa, haverá uma melhor oxigenação das células.

O segundo ponto é a hidratação, necessária para todos os tipos de pele, inclusive as oleosas. A hidratação é importante para manter a camada natural de proteção e um teor adequado de água na epiderme. Mas é muito importante escolher cuidadosamente os produtos, de acordo com cada tipo de pele.
A hidratação deve ser interna e externa.
Beba no mínimo dois litros de água e escolha um excelente hidradante adequado ao seu tipo de pele.

Por fim, a proteção. O filtro solar deve ser usado diariamente, mesmo em dias nublados ou frios. Ele não apenas protege contra as queimaduras solares, mas também previne o envelhecimento precoce e, principalmente, o câncer de pele.
A alimentação adequada também protege contra os raios solares, alimentos verdes e laranjas, ricos em clorifila e beta caroteno.

As frutas e legumes que possuem pigmentação vermelha apresentam altas taxas de antioxidantes que ajudam a prevenir o enrugar precoce da pele. As batatas-doces, tomates e o melão, por exemplo, podem ajudar a manter a sua pele firme e brilhante. Acrescente mais frutas e legumes como estes à sua alimentação diária. Em vez de fazer pure de batata ou batatas cozidas com a batata inglesa, utilize batatas-doces com um pouco de açúcar amarelo e um pouco de manteiga. Quando fizer um sanduíche ou salada para o lanche, acrescente umas fatias de tomate, e troque as batatas fritas ou salgados por fatias frescas de melão.
Consumir cítricos diáriamente, vai ajudar a manter a sua pele hidratada, o que a longo prazo vai prevenir as rugas. A vitamina C é um antioxidante muito poderoso que pode manter o colágno na estrutura da sua face e impedir a flacidez. Contudo, e porque a vitamina C é solúvel na água, os níveis desta vitamina que podem ser armazenados no seu corpo são reduzidos, o que significa que terá de fortalecer o seu “stock” natural diariamente. As laranjas são uma das melhores fontes de vitamina C, limões e limas são também excelentes escolhas para manter os níveis de vitamina C regulares. O colágeno começa a desaparecer a partir dos 30 anos – comece a armazenar a partir de agora!

Comer peixe duas a três vezes por semana é suficiente, especialmente se a sua dieta já contempla bastantes alimentos saudáveis para a pele. O omega 3 encontrado no peixe, como no salmão, atum, sardinhas ou mesmo no marisco, possuem propriedades anti-inflamatórias que combatem os danos causados pela exposição prolongada ao sol.

Estes cuidados deixarão a sua pele muito mais limpa, macia, hidratada e protegida. Também permitirão uma renovação mais eficiente das células mortas, tornando a pele mais clara e macia, e ainda auxiliando a eliminação de manchas causadas pelo acúmulo de queratina e células mortas. Ou seja, sua pele certamente ficará muito mais bonita.

Fonte da foto: panelinha.ig.com.br/.

Salada saúde

Ingredientes:
1 Alface cortada em tirinhas(à julienne)
200 g de rabanetes200 g de feijão cozido verde, branco ou macassar
1 laranja em segmentos
1 cebolinha picada
50 g de queijo branco ou coalhada seca (magro)
50 ml de vinagrete de laranja

Preparo

Junte todos os ingredientes numa saladeira. Mexa e misture bem com o molho vinagrete.
Para o vinagrete de laranja:
Junte 1/3 de vinagre de maça para a quantidade de azeite de desejar utilizar e misture até homogeneizar. Junte duas colheres de sopa de suco de laranja, 1 pitada de flor de sal e pimenta malagueta e volte a mexer.

Fonte: www.alimentacaosaudavel.org , www.nutritotal.com.br

Linda Susan 07/08/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário