sábado, 8 de agosto de 2009

Dia de combate ao colesterol, o ácido linoléico conjugado (CLA)

A alimentação rica em frutas e verduras, é uma das melhores formas de prevenir e tratar o colesterol elevado ( hipercolesterolemia ), principalmente se na sua salada tiver mais de quatro cores diferentes.

No dia de combate ao colesterol, o CLA se apresenta como uma possibilidade de redução da hipercolesterolemia, também no controle de peso e prevenção de câncer associados a ingestão de dietas hiperlípidicas.
Os estudos comparam a dieta européia ( ricas em gordura animal) e a americana rica em gorduras industrializadas e os indíces de doenças cadiovasculares e obesidade dos dois continentes.

O termo ácido linoléico conjugado (CLA), refere-se a uma mistura de isômeros do ácido linoléico (ácido cis-9, cis-12 octadecadienóico) (1) e foi descoberto por cientistas da Universidade de Wisconsin em Madison (USA) no final da década de 70. Este grupo de compostos têm sido objeto de um grande número de pesquisas e representa um novo e extenso campo da ciência de ácidos graxos e sua relação com a saúde humana. Entre os efeitos benéficos potenciais relatados estão efeitos na composição corporal, nas doenças cardiovasculares e no sistema imunológico (diabetes e câncer)
O efeito antioxidante de CLA é uma explanação possível para suas propriedades anticancerígenas. Suas propriedades antioxidantes igualmente têm um efeito anti-catabólico, que pode ajudar a impedir o desperdício do tecido do músculo. O FDA publicou os estudos que atestam a estas propriedades anticancerígenas. Os diabéticos, entretanto, devem consultar com seu médico antes de tomar CLA como um suplemento, desde que há um corpo do pensamento que reduza a sensibilidade ao insulina. Outros estudos relatam o oposto, assim, mais estudos são necessários neste aspecto, antes que se possa dizer ser seguro a ser utilizado por diabéticos.

Sobre anos recentes, a dieta americana aumentou significativamente em seu índice do ácido linoleico indesejável, devido a sua presença nas margarinas, e reduziu-se em CLA devido aos métodos de cultivo modernos. O gado alimentado com técnicas atuais tem por resultado uma redução de CLA em produtos de carne e ordenha, embora os ovos sejam ainda uma fonte rica, e o CLA nos ovos pode resistir as temperaturas usadas no normal que cozinha métodos tais como a fritura, a ebulição, etc. É esta deficiência de CLA na dieta que está associada ao problema atual da obesidade nos EUA. A dieta européia contém uns ácidos gordos mais benéficos no general do que a dieta americana.

Embora seja evidente que o CLA exerce efeitos benéficos à saúde em animais na melhora do metabolismo plasmático de lipoproteínas e na prevenção de aterosclerose, não há informações suficientes sobre seus efeitos em humanos, tornando difícil predizer os efeitos da suplementação com CLA em longo prazo. Além disso, os estudos com CLA em humanos são difíceis de interpretar porque utilizam diferentes parâmetros de medição e há variação nas dosagens, duração da administração e características individuais dos objetos de estudo (idade, grau de obesidade, padrões de dieta, nível de atividade física). A suplementação com isômeros de CLA pode apresentar benefícios ou riscos à saúde humana, portanto mais estudos controlados, usando isômeros de CLA, precisam ser realizados para determinar sua segurança e eficácia, antes de serem recomendados.

REFERÊNCIA

GROFF FUNCK, Letícia, BARRERA-ARELLANO, Daniel y MARA BLOCK, Jane. Ácido Linoléico Conjugado (Cla) e Sua Relação Com a Doença Cardiovascular e os Fatores De Risco Associados. ALAN. [online]. jun. 2006, vol.56, no.2 [citado 08 Agosto 2009], p.123-134.



Linda Susan 08/08/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário