sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Enxaqueca? Você pode combatê-la. Procure um Nutricionista.

Nutricionista em ação.

Enxaqueca? Você pode combatê-la. Procure um Nutricionista.

Alexandre Feldman,no seu livro A Dor de Cabeça Morre pela Boca (ed. A Girafa), afirma que quem se alimenta mal tem um desequilíbrio químico no organismo. “Depois de um tempo, os remédios param de fazer efeito. É preciso agir na causa do problema, modificando hábitos”, recomenda. Além de balancear a dieta, ele aconselha os pacientes a parar de fumar, beber pouco café e reduzir carboidratos e doces.

Segundo Vicenti(2009), enxaqueca é a dilatação dos vasos sanguíneos sensíveis na cabeça.Se os primeiros vasos se contraem pode haver mudanças na visão ( aura ) e a dor de cabeça é a enxaqueca clássica.A dor começa quando os vasos se dilatam sendo tipicamente pulsátil, frequentemente de um lado só da cabeça.Pode ser associada a náuseas, vômitos e sensibilidade a luz e som. A dor pode ser tão severa que incapacita o indivíduo,forçando-o a deitar-se em um quarto escuro e sem som, até que a dor desapareça. Alimentos, seus constituintes ou ingredientes que os compõem podem provocar enxaqueca, afirma Vincenti. As aminas vasoativas, tiamina feniletilalamina,nitritos,lactose,cafeína,cobre e glutamato monossódico.


Os alimentos benéficos são:

Carne bovina, a gordura de bois criados com capim é rica em ômega-3, benéfico ao coração e a todas as células do nosso corpo. Ela é essencial para manter o estresse bem longe.

Iogurte integral, leites fermentados ou kefir.O kefir é um grão muito rico em microrganismos vivos, como os lactobacilos. Ele precisa ser cultivado em leite ou água. Não é vendido em supermercados, mas você pode obtê-lo com outros cultivadores, de graça, na internet: http://br.groups.yahoo.com/group/fazendo_kefir/

Azeite de oliva extravirgem, óleo de pequi ou azeite de dendê, esses óleos combatem inflamações. Porém, não os aqueça a altas temperaturas e não os consuma em excesso.

Frutas, verduras e legumes, são ricos em minerais, vitaminas e fibras, ingredientes essenciais ao equilíbrio hormonal e químico do corpo. Na medida do possível, escolha os orgânicos, produzidos sem agrotóxicos.

Pimentas, a capisaicina, a substância responsável pelo ardor das pimentas, é capaz de liberar endorfinas, que são analgésicos naturais do organismo. Esse processo químico causa uma sensação de bem-estar no cérebro.

Peixes,são fonte de ômega-3. Prefira atum, sardinha, cação e arenque. Evite salmão, porque a maioria é criada em cativeiro e recebe antibióticos. Isso o torna nocivo à saúde.

Desencadeadores da enxaqueca

Panelas de alumínio, O alumínio é um material neurotóxico. Ou seja, ele possui um efeito negativo sobre o cérebro e o sistema nervoso. Na hora de cozinhar, essa substância escapa para os alimentos. O mesmo acontece quando armazenamos a comida em papel-alumínio.

Panelas esmaltadas,fique atenta a panelas e utensílios feitos de cerâmica esmaltada. Essa camada pode conter níveis elevados de chumbo, outra substância perigosa. Troque-os por similares de aço inoxidável ou vidro.

Plásticos, evite armazenar seus alimentos em potes plásticos ou envolvê-los em papel-filme. O plástico pode liberar resíduos neurotóxicos de derivados do petróleo.

Alimentos que provocam a enxaqueca

Leite industrializado (em caixinha, saquinho ou pó)
O leite sofre alterações químicas durante os processos industriais. Isso causa inflamações e desencadeia a dor de cabeça.

Açúcar, o açúcar branco(refinado) desequilibra o organismo. Prefira adoçar com mel, melaço ou rapadura. E, claro, coma doces só de vez em quando.

Café, chá preto e refrigerantes, eles contêm cafeína, que é estimulante, provoca estresse e desencadeia as crises de cefaléia.

Embutidos (salsicha, salame, mortadela etc.) ricos em nitritos, conservantes artificiais, que dão a cor vermelha aos produtos cárneos industrializados.

Frango, o fígado de frango possui tiamina, amina vasoativa.
Os métodos de criação da maioria das aves,fazem com que a carne contenham aditivos artificiais e antibióticos.

Chocolate contém feniletilamina,amina vasoativa, presente também em queijos.

Glutamato monossódico, liga e transporta o Cobre .Fonte, caldos de carne, temperos prontos, corantes alimentares e enlatados.

Margarina e gordura vegetal hidrogenada, são fontes de gordura trans, que é péssima para a saúde, aumenta o colesterol ruim e causa inflamações. Prefira manteiga em pouca quantidade.

Vinto tinto ( especialmente o Chianti) contém a amina vasoativa tiramina, contida também em queijos envelhecidos e creme de leite.
Chocolate, amêndoas e germem de trigo são ricos em cobre. O cobre está associado ao metabolismo das aminas vasoativas, seu metabolismo relata Vicenti pode ser anormal nos enxaquecosos. As frutas cítricas também estão associadas ao metabolismo do cobre e podem neste caso desencadear uma crise.O Glutamato monossódico, liga e transporta o Cobre .Fonte, caldos de carne, temperos prontos, corantes alimentares e enlatados.

De acordo com Vicenti, o tratamento da enxaqueca deve ser com magnésio e ômega 3 medicamentoso. O tratamento nutricional da enxaqueca é uma planejamento dietético isento dos desencadeadores e rico em magnésio e ômega 3. Os alimentos ricos em magnésio, castanhas, soja, peixes, verduras,cereais e pão; os ricos em ômega 3, salmão de águas profundas,atum,arenque,cavalinha,sardinha e truta.

Fonte: Dinah Maria de Paula Vicenti
Alexandre Feldmam

Linda Susan 28/08/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário