sábado, 1 de agosto de 2009

6º Festival de Martins, oficina gastronômica de aproveitamento integral dos alimentos

Prof² Eleonora Melo

Uma das características do festival de Martins são as oficinas voltadas para a população.A proposta da coordenadora do evento Profª Eleonora Melo, foi a interação com a população e a utilização de produtos de terroir ( agricultura local)martinenese.
O jerimum foi minha opção.Antes desta oficina de aproveitamento integral dos alimentos ( spamarialinda.blogspot.com/2009/07/jerimum-opcao-nutritiva-de-baixa.htm), fomos a uma oficina de pão e bolo para uma abordagem das necessidades da população presente em relação a alimentação.Foi excelente! Constatamos que podemos trocar conhecimentos e desta forma atingirmos uma melhor qualidade de vida.
Aprendi com uma senhora a quem dei o nome de Maria de Martins um drink com as tripinhas ( aquela parte que jogamos fora junto com as sementes) do jerimum, fiz na oficina do dia seguinte e foi sucesso! ( confira receita no final)

Com o cerimonialista do evento Chef Arthur Coelho, a fazer da rama tenra do jerimum, a Cambuquira muito apreciada pelos mineiros segundo ele.E ainda o uso da flor do jerimum empanada na alta gastronomia.

Apresentei para os atentos participantes, o purê com a polpa, a casca em brunoise( quadrados pequenos) no arroz refogado, o drink com as tripinhas e as sementes desidratadas no forno a mais ou menos 200 graus por cerca de 7 minutos, estas foram sucesso absoluto, principalmente com o uso da Flor de Sal.

O jerimum também foi apresentado como produto de densidade cultural visto que os riograndenses são conhecidos como papa jerimum e devem ter orgulho disto e até usar como estratégia de marketing.

Participar deste festival me tornou melhor como pessoa e como profissional, constatando efetivamente que a sabedoria popular pode contribuir muito para o desenvolvimento do homem em todos os sentidos.

OBRIGADA AOS MARTINENSES PELA HOSPITALIDADE!


O jerimum.

o purê de jerimum

Compartilhando os sabores

Os martinenses participaram efetivamente.

A Mis en place preparada pela brigada.

6º Festival de Martins, oficina gastronômica de aproveitamento integral dos alimentos.

Drink Maria Martins

Ingredientes

Tripinhas de jerimum cozidas 100g
Cachaça Gota Serena 50ml
Mel de abelha,engenho 50ml

Preparo

Liquidificar todos os ingredientes com gelo e servir em uma taça de vinho e brindar à vida com os amigos.

Linda Susan 01/08/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário