terça-feira, 21 de julho de 2009

Jerimum, opção nutritiva de baixa caloria

Purê de Jerimum

A abóbora, conhecida também como Jerimum no Norte e Nordeste do Brasil, é um vegetal, fruto aboboreira sendo planta hortícola da família das cucurbitáceas, tal como a melancia, o melão, o chuchu e o pepino. As espécies mais conhecidas são: Cucurbita moschata, Cucurbita maxima, Cucurbita pepo. Há grande variedade de formas, cores e textura dos frutos, bem como em outras características das plantas.

A abóbora ou jerimum, fruto da aboboreira tem a sua origem na América Central, onde sementes de frutos relacionados como o pepino, a melancia e o melão, foram encontradas e datadas de 7000 a 5500 a. C. No Brasil, ela chegou pelas mãos dos portugueses, na primeira metade do século XVI, vinda da Guiné. É um vegetal de baixas calorias e alto valor nutricional (95% da sua composição é água) e rica em ferro, cálcio, fósforo, potássio, magnésio, zinco, fibra, riboflavina e vitaminas A, C, E e complexo B, pigmentos carotenóides ( que lhe confere a cor), tais como alfacaroteno, betacaroteno (uma xícara de abóbora contém 7,8 miligramas) e luteína.

Purê de Jerimum (Abóbora)

Ingredientes
Ingredientes

500g de jerimun
½ xícara de ricota ( Del Campo)
½ xícara de leite desnatado
01 colher de sopa de queijo minas ralado
01 pitada de noz moscada
Sal a gosto
Pimenta a gosto

Preparo
A abóbora deve ser higienizada em água corrente , e em seguida retirada às cascas. A polpa foi submetida à cocção a vapor na parte superior da cuscuzeira e as cascas por imersão em água na parte inferior da cuscuzeira, por tratar-se de uma parte de difícil abrandagem das fibras..As cascas após cozimento, podem ser aproveitadas após liquidificadas nas sopas e no feijão. Outra forma de aproveitamento das cascas cruas, é cortar em cubos bem pequenos( tamanho de um grão de milho) e refogar no arroz. Enriquece o alimento e fica mais atrativo. Uma colher de sopa de queijo minas padrão, foi ralado e procedido a mis en place( organização de todos os ingredientes com o corte , a quantidade correta), o queijo pode ser substituído por queijo coalho, havendo neste caso aumento calórico.


Após a cocção a polpa foi amassada com o auxílio de garfo e foi adicionado o queijo minas padrão, ½ xícara de ricota, ½ xícara de leite desnatado, uma pitada de noz moscada, pimenta calabresa e sal à gosto, que foi levado ao fogo para dar uma leve refogada.


Utilização e benefícios

Essa preparação pode ser utilizada por crianças, adultos e idosos saudáveis, como também por pessoas doentes ou covalescentes, em dietas laxantes e depuradoras de tóxicos intestinais. Na hipertensão arterial. São sempre recomendáveis na prisão de ventre e nas hemorróidas.Indicado também para pacientes com dificultidade na mastigação e deglutição e que apresentam problemas digestivos, como ausência de dentes, cáries, esofagite, câncer de boca, esôfago e estômago, e portadores de doença de Alzheirmer. Devido ao seu baixo valor calórico, pode ser utilizada para pessoas com colesterol e triglicerídeos elevados, obesidade e doenças cárdiovasculares. As sementes da abóbora favorecem o descongestionamento da próstata, através da melhoria da tonicidade muscular ( ARAÚJO, 2007 ).As sementes desidratadas são comercializadas nas lojas de alimentos naturais e usadas como acompanhamento de bebidas e são consideras afrodisíacas.

O purê de abóbora traz inúmeros benefícios à saúde, atendendo a maioria das fases da vida, estendendo-se desde as crianças até os idosos em uma grande amplitude de estados fisiopatológicos. É uma preparação potencialmente nutritiva, prática, saborosa, de aparência agradável e acima de tudo de baixo teor calórico.O jerimum é aproveitado integralmente para uso alimentar. A polpa é utilizada em purês, guisados, cozido e servido com leite, refogado; a casca depois de cozida pode ser triturada e adicionada às sopas, guisados e feijões e ainda picada adicionada ao arroz refogado; a flor é utilizada na alta gastronomia empanada; as sementes como afrodisíaco. Portanto, como é um alimento de terroir nordestino e parte dos nossos hábitos alimentares, deve ter seu uso difundido e incentivado na gastronomia do dia a dia e na gastronomia hospitalar.

Valor calórico do Purê de Jerimum.
Alimentos Carboidrato (g) Proteína (g) Lipídios (g)
Jerimum 13,5 5 05
Queijo Minas padrão 0,36 3,5 4,94
Ricota 1,9 6,3 4,05
Leite Desnatado 5 3,6 0,1
Noz Moscada 0 0 0
Pimenta Calabresa 0 0 0
Total (g) 20,76 18,4 9,59
Total (kcal) 83,04 73,6 86,31
Total da preparação 243,95kcal

Esta preparação rende cinco porções. O valor calórico por cada porção é de 48,79kcal

2 comentários: