sábado, 18 de julho de 2009

COLÁGENO HIDROLISADO PÓ:Suplemento Alimentar



Beleza não é tudo... mas ajuda prá caramba! Cuide-se!

O colágeno hidrolisado é um tipo especial de gelatina obtida através de um processo termo-bioquímico diferenciado, onde a estrutura do material colagênico é transformada em proteína hidrolisada (polipeptídeos) sem poder gelificante.

O colágeno é uma das maiores moléculas protéicas do nosso organismo e encontra-se presente na estrutura dos tecidos conjuntivos, cartilaginosos e fibrosos, como a pele, ossos, tendões, vasos sanguíneos, músculos, unhas, cabelos, articulações (líquido sinovial), entre outros, representando mais de 30% das proteínas presentes no organismo. Sua composição de aminoácidos é bastante específica, sendo formada principalmente por glicina e prolina (aminoácidos essenciais) em quantidades muito superiores do que as encontradas em outras proteínas. Ambos são componentes importantes do tecido conjuntivo e asseguram sua consistência e elasticidade.

O colágeno hidrolisado tem um efeito regenerativo em ossos e articulações. A dor da articulação pode ser reduzida com a ingestão de alimentos enriquecidos com o colágeno hidrolisado. Com apenas 10g/dia obtém-se o fornecimento ideal desses aminoácidos tão importantes quanto glicina e prolina
Dessa forma, é muito mais fácil a utilização de um suplemento: uma colher de sopa de colágeno hidrolisado em um iogurte , 1x/ dia, é tudo o que necessitamos para manter as quantidades necessárias de glicina e prolina para o nosso organismo.

O colágeno hidrolisado também encontra aplicação em cosmética: com grande substantividade pela pele e cabelos, ele forma um filme com propriedades de auxiliar na hidratação da pele, proporcionar sensação de maciez na pele e cabelos e auxiliar no efeito de ativos condicionadores.

Como suplemento nutricional: indicado para pessoas fisicamente ativas que desejam aumentar o consumo de proteínas, assim como para o fortalecimento de unhas e cabelos. Também é indicado em processos de cicatrização e recuperação de lesões e em processos de emagrecimento.

Colágeno em pó combatem a flacidez e a fome fora de hora.

Quando a dieta começa a fazer efeito, outro problema surge à sua frente: como lidar com a flacidez. Exercícios de musculação ajudam, mas um ingrediente especial também pode afastar a moleza para longe. Doses diárias de colágeno ajudam a manter a firmeza da pele, esse nutriente existe em alimentos de origem animal. Mas, a partir dos 30 anos, nosso corpo apresenta uma perda que não pode ser reposta somente com a dieta.
A suplementação, portanto, é a saída: 10 gramas por dia bastam para que seu organismo não note nenhuma mudança. E vale tanto optar pelas cápsulas quanto pelo pó, que pode ser dissolvido em sucos ou vitaminas. A quantidade de cápsulas a ser ingerida vai variar de acordo com a marca, o importante é somar os 10 gramas, explica a nutricionista Bruna Murta. Segundo ela, no entanto, o colágeno em pó é vantajoso porque tem absorção mais rápida (uma colher de sopa contém esta quantidade).

O colágeno tem baixo valor calórico, não levando ao ganho de peso. A melhor hora para consumi-lo, segundo a nutricionista, é à noite, um pouco antes de dormir. "Nos primeiros 30-90 minutos de sono, é liberado o hormônio GH (hormônio do crescimento), que auxilia o trabalho do colágeno", ela explica.

No caso de quem faz atividades físicas, a reposição é ainda mais importante. Isso porque o colágeno ajuda na proteção das articulações e dos ossos, constantemente submetidos a esforços e desgastes. O colágeno, além de auxiliar na regeneração dos ossos e articulações, pode reduzir dores nas articulações. A proteína é um nutriente importante para regeneração do corpo depois do exercício físico, sendo o colágeno uma excelente fonte de aminoácidos essenciais.

Para melhorar a absorção do suplemento, a melhor saída é combiná-lo a frutas que oferecem vitamina C. Laranja, kiwi, acerola, tangerina, abacaxi, morango e limão são boas sugestões.

As gelatinas são aliadas do regime e fonte de colágeno. Mas a quantidade do nutriente é baixa demais numa taça, levando-se em conta suas necessidades diárias. A maior vantagem deste doce é a sensação de saciedade que ele traz, satisfazendo seu apetite com poucas calorias.

Receitas

Chá mate com abacaxi e colágeno
A bebida refresca, tem poucas calorias e, por causa do abacaxi, favorece absorção do colágeno.

1 copo (200 ml) de mate gelado sem açúcar
1 fatia média de abacaxi
1 colher (sopa) de colágeno hidrolisado
Gelo

Modo de preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador até formar espuma. Adoçar a gosto.
Calorias: 80 Kcal


Suco de laranja com cenoura e colágeno
A receita traz a vitamina C contida na laranja, melhorando a absorção do colágeno, além do betacaroteno contido na cenoura. Juntos, eles têm excelente ação antioxidante, melhorando o metabolismo.

1 copo (200ml) de suco de laranja
1 cenoura
1 colher (sopa) de colágeno hidrolisado

Modo de preparo:
Acrescentar todos os ingredientes no liquidificador e bater. Adoçar se desejar.
Calorias: 70 kcal


Vitamina de banana, mel e colágeno
A receita associa a proteína do colágeno com os benefícios da soja, rica em proteínas, isoflavonas, fibras, vitaminas e minerais.

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de extrato de soja
1 copo (200ml) de água
1 banana
1 colher (sopa) de colágeno hidrolisado
Mel orgânico a gosto

Modo de preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir.
Calorias: 155 Kcal

Benefícios

1. inibe o apetite promovendo a sensação de saciedade e por favorecer o controle do apetite;
2. retarda envelhecimento, formando “novo” colágeno;
3. combate a flacidez, melhorando a elasticidade da pele e promovendo a construção e firmeza dos músculos.
4. fortalece cabelos e unhas recuperando as perdas;
5. contribui para saúde dos ossos.

Existem marcas comercializadas com preços variando entre 11,00 e 45,00 reais.

NÃO RECLAME MAIS DE FLACIDEZ PÓS DIETA, AJA!!!!!!!!!!

SPA MariaLinda 18/07/09

3 comentários:

  1. Otimas Informações..
    Bastante úteis..
    Parabéns e sucesso linda.
    xerus!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das informações e do site em geral, continue assim deixando-nos informados.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelas informações, tenho 50 anos estou fazendo dieta e já estou tomando colágeno em pó... Veja se estou fazendo certo.. 2 colheres de shake, 01 colher de linghaça dourada, 02 colheres de leite desnatado 1/2 limao ou 1/2 laranja e 250 ml de agua e 03 cubos de gelo..
    façço isso no café da manhã e jantar... estou me sentindo ótima... almoço e como fruta ou gelatina entre as refeições e tomo aprox 02 litros de agua por dia..
    Mara..

    ResponderExcluir