quarta-feira, 22 de julho de 2009

Canela auxilia o tratamento do diabetes tipo 2?

Canela auxilia o tratamento do diabetes tipo 2?

A Canela, especiaria aromatizante e exótica, pode ajudar no tratamento e prevenção do diabetes, é o que diz estudo realizado pela Universidade Tecnológica da Malásia. A pesquisa explica que a ação direta da especiaria no funcionamento do hormônio facilitaria o tratamento da doença. Foram testados portadores de diabetes tipo 2, que consumiram meia colher (chá) de extrato de canela por dia, durante três anos. No geral, todos os pacientes apresentaram uma uma redução dos níveis de açúcar no sangue e melhora dos sintomas da doença.

Uma substância encontrada no extrato de canela, o polifenol MHCP, reproduziria a ação da insulina nas células, auxiliando na redução dos níveis de glicose (açúcar) no sangue, o que tornaria o condimento uma grande aliada no controle do diabetes do tipo 2.

No diabetes tipo 2 há a produção de insulina, mas a quantidade não é o suficiente para retirar a glicose do sangue e encaminhá-la para suas devidas funções. Por isso o controle da ingestão de açúcar é tão importante.

Entretanto, segundo Carvalho (2009),a canela, cujo nome científico é Cinnamomum zeylanicum, é uma erva muito utilizada em preparações doces, bebidas quentes e, desde então, é considerada uma erva de uso culinário. Paralelamente, seu efeito farmacológico em pacientes diabéticos tipo 2 tem sido estudado.
Hlebowicz e colaboradores (2007) encontraram efeito hipoglicemiante em pacientes que usavam canela na forma de suplemento, no controle da glicose pós-prandial. Outro grupo de pesquisadores encontrou em uma revisão de literatura dois estudos, com número muito pequeno de pacientes, que mostravam melhora no controle glicêmico em pacientes que usavam canela na forma de suplemento. Já a metanálise realizada por Barker e colaboradores ( 2008 ) , com cinco estudos prospectivos e controlados, concluiu que a canela não provoca alteração significativa no controle da glicemia.
Portanto, o diabético pode usar a canela para aromatizar suas preparações, porém ela não interfere no controle glicêmico. O controle glicêmico está associado a mudanças na dieta e no estilo de vida, uso de hipoglicemiantes orais e/ou terapia com insulina.

Fonte: www.nutritotal.com.br

Bibliografia

HLEBOWICZ J, DARWICHEG G, BJORGELL O. Effect of cinnamon on postprandial blood glucose, gastric emptying and saciety in health subjects. Am J Clin Nutr. 2007; 85(6):1556-6.

BAKER WL, GUTIERREZ-WILLIAMS G, WHITE M. Effect of cinnamon on glucose control and lipid parameters. Diabetes Care. 2008; 31:41-3

Linda Susan 23/07/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário