sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Transtorno da compulsão alimentar periódica


O transtorno de compulsão alimentar periódica (TCAP) ou binge eating disorder é uma doença psiquiátrica caracterizada por episódios descontrolados e recorrentes de alimentação compulsiva. O episódio de compulsão alimentar ocorre quando o indivíduo ingere uma quantidade anormalmente grande de alimentos em até duas horas, acompanhada da sensação de perda de controle sobre o que ou o quanto se come.

Essa doença ocorre principalmente em indivíduos com sobrepeso e obesidade, mas não está limitado somente a este grupo, podendo ocorrer em pessoas com peso normal. 

No Brasil, pesquisas científicas encontraram uma prevalência desse transtorno entre 15% e 22% dos pacientes que procuram tratamento para obesidade. Entre os pacientes que realizaram a cirurgia bariátrica, esta prevalência pode variar de 27% a 47%.

Portanto, é importante observar os sinais clínicos do TCAP em pacientes que procuram tratamento para o sobrepeso e obesidade, pois os indivíduos interrompem prematuramente a dieta prescrita pela incapacidade de controlar a ingestão alimentar. 

Encontre abaixo os critérios de diagnóstico para TCAP, segundo o DSM-IV (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders).

1. Episódios recorrentes de compulsão alimentar. Um episódio de compulsão alimentar é caracterizado pelos seguintes critérios:
- Ingestão, em um período limitado de tempo (por exemplo, dentro de um período de duas horas), de uma quantidade de alimentos definitivamente maior do que a maioria das pessoas consumiria em um período similar, sob circunstâncias similares. 
- Sentimento de falta de controle sobre o episódio (por exemplo, um sentimento de não conseguir parar ou controlar o que ou quanto se come). 

2. Os episódios de compulsão alimentar estão associados a três (ou mais) dos seguintes critérios: 
- Comer muito e mais rapidamente do que o normal. 
- Comer até sentir-se incomodamente repleto. 
- Comer grandes quantidades de alimentos, quando não está fisicamente faminto. 
- Comer sozinho devido à quantidade de alimentos que consome. 
- Sentir repulsa por si mesmo, depressão ou demasiada culpa após comer excessivamente. 

3. Acentuada angústia relativa à compulsão alimentar.

4. A compulsão alimentar ocorre, pelo menos, dois dias por semana, durante seis meses. 

5. A compulsão alimentar não está associada ao uso regular de comportamentos compensatórios inadequados (por exemplo, purgação, jejuns e exercícios excessivos), nem ocorre durante o curso de anorexia nervosa ou bulimia nervosa. 

O tratamento do TCAP se baseia em abordagens multiprofissionais através de intervenções combinadas com antidepressivos e psicoterapias. A terapia nutricional tem como objetivo estabelecer hábitos saudáveis de alimentação, na tentativa de estabelecer o peso ideal do indivíduo.


Bibliografia (s)

Roehrig M, Masheb RM, White MA, Grilo CM. Dieting frequency in obese patients with binge eating disorder: behavioral and metabolic correlates. Obesity (Silver Spring). 2009;17(4):689-97. 

Pivetta LA, Gonçalves-Silva RM. Compulsão alimentar e fatores associados em adolescentes de Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Cad Saude Publica. 2010;26(2):337-46.

Petribu K, Ribeiro ES, Oliveira FMF, Braz CIA, Gomes MLM, Araujo DE, et al. Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica em Uma População de Obesos Mórbidos Candidatos a Cirurgia Bariátrica do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, em Recife – PE. Arq Bras Endocrinol Metab. 2006;50(5):901-908.

Stefano SC, Borges MB, Claudino AM. Transtorno da compulsão alimentar periódica. Disponível em: http://www.unifesp.br/dpsiq/polbr/ppm/atu1_07.htm Acessado em: 04/10/2010.

By Rita de Cássia Borges de Castro

Fonte:http://www.nutritotal.com.br/perguntas/?acao=bu&categoria=23&id=590


Profª Ms Linda Susan de Almeida Araújo. Escola de Nutrição da UFBA.Salvador 15/10/10

PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES! QUE DEUS NOS DÊ MUITA SABEDORIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário