domingo, 3 de outubro de 2010

Obesidade e Síndrome do Ovário Policísticos-SOP

Exemplo da montagem de um prato com os macro e micro nutrientes distribuídos de forma equilibrada.

Obesidade e Síndrome do Ovário Policísticos-SOP

A SOP é uma patologia endócrino-metabólica que acomete 3 a  8% das adolescentes.Costa et all ( 2007 ), relaciona a SOP a acne e obesidade. Errman (2004), associa também além da obesidade, dislipidemias, hipertensão arterial, diabetes melittus e resistência periférica à insulina. Os sintomas mais prevalentes  são, seborréia, síndrome metatabólica e disfunção psicológica. Exames laboratoriais de intolerância a glicose, colesterol total e frações e triglicerídeos, como também o controle da pressão arterial.  
Silva et all ( 2006 ), relata que o uso de metformina e glitazonas ( agentes sensibilizadores da insulina), sejam mais eficientes que os anticoncepcionais orais no tratamento da SOP.

A prescrição dietoterápica deve considerar, os exames laboratoriais, os níveis pressóricos, o diagnóstico nutricional, os sintomas, para elaboração do planejamento alimentar. Ou seja se a paciente apresentar sobrepeso ou obesidade e estiver em desenvolvimento (adolescência) para o cálculo valor calórico diário-VET, deve-se levar em consideração  quando for efetivar a redução calórica com o objetivo da perda ponderal na prescrição dietoterápica. Da mesma forma que o exames bioquímicos vão balizar a qualidade e quantidade dos macronutrientes.

Profª Ms Linda Susan de Almeida Araújo, Escola de Nutrição da UFBA, Salvador/BA 03/10/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário