segunda-feira, 25 de outubro de 2010

No dia do Macarrão uma boa pedida: SPAGUETTI à LA LINDA!

Spaguetti à la Linda
Ingredientes
Spaguetti (500g)
Filé merluza (500g)
Creme de leite light (01 lata)
Leite de coco light (01 vidro)
Cebola (200g)
Tomate (200g)
Pimentão (01 unidade)
Coentro (1 molho pequeno)
Alho (01 pitada)
Pimenta calabresa (01 c. de chá)
Azeitona sem caroço (01 vidro)
Queijo parmesão (01 pacote)
Preparo:
Picar a cebola, o tomate, o pimentão e o coentro, acrescentar pimenta e sal a gosto.
Misturar bem todos os ingredientes e colocar os filés de merluza em 100 ml de água. Tampar a panela e deixar cozinhar um pouco. Com uma colher quebrar um pouco os filés até que fiquem em pedaços bem pequenos. Acrescentar o azeite, as azeitona, o leite de coco, o queijo parmesão e por último o creme de leite.
Colocar em uma panela grande, a água, o sal, duas folhas de louro e um fio de azeite. Quando ferver colocar o spaguetti, escorrer quando estiver al dente. Servir imediatamente com o molho por cima e colocar queijo parmesão a gosto.
Servir com vinho branco ou tinto.
MINHA HISTÓRIA DA RECEITA DE SPAGUETTI À LA LINDA

Era o fim de mais um dia de trabalho e eu estava exausta! Havia ministrado 12h de aula, quatro em cada turno (sou professora universitária, ministro aulas de nutrição e gastronomia), eram 22.30h e o que eu queria mesmo era tomar um banho e ir dormir...
Mas...ouvi uma voz que soava nos meus ouvidos, uma mistura de pedido e ordem - dormir nada! Dizia Onaldo, meu marido, eu tô com fome! E nosso filho adotivo, (e essa é outra história)... apressou-se em fazer coro, eu também tô com fome!
Como professora de gastronomia aprendi a valorizar o ato de cozinhar não só para nutrir, mas porque nele reside todas as informações relativas aos usos, costumes e tradições, a história de um povo e principalmente o relacionamento em torno da comida. A nutrição ficou muito mais valorizada porque a gastronomia transforma todos os conhecimentos nutricionais em pratos que proporcionam prazer a quem faz e quem come.
Cozinhar deixou de ser uma obrigação feminina para mim. Cozinhar é um exercício de sabedoria e amor. A cada prato elaborado, estabeleço um código relacional com os saberes, sabores e cores dos alimentos e com as pessoas para quem preparo, sejam alunos, amigos ou família. Preparar um prato hoje, tem uma significação simbólica e um prazer que se inicia na decisão de fazer e permanece na memória gustativa de quem comeu.
Depois da apelação “ tô morrendo de fome”, me dirigi à cozinha. Abri o armário, olhei os ingredientes disponíveis para um prato rápido e digestivo, selecionei alguns pensando em uma macarronada. Abri o refrigerador e retirei uns filés de merluza. Enquanto eu preparava, na sala ao lado eles conversavam, riam, contavam estórias e histórias, de vez em quando eu também participava da conversa, ríamos juntos. Estávamos felizes! Ponham a mesa, falei, está pronto afirmei. O sorriso estava no rosto dos dois. Sentamo-nos à mesa e nos servimos. O olhar de encantamento, os aromas que se desprendiam e os HUUUMMMMM que se seguiam a cada porção degustada, completavam a cena familiar de puro êxtase! Os dois perguntaram quase que simultaneamente, que prato é esse tão gostoso que nunca comemos? Pensei um pouco na minha criação gastronômica, me sentindo uma chef de cuisine estrelada exclamei, SPAGUETTI à LA LINDA! Rimos todos felizes e a partir deste dia este prato ficou sendo o “nosso prato”
A receita acima se adequa aos conhecimentos nutricionais: alimentos de digestão rápida apropriada para o horário; utilizando leite de coco e creme de leite light de baixa caloria e melhor digestibilidade. Fornece proteína, carboidratos, lipídeos, vitaminas e sais minerais de forma equilibrada e harmônica.

Profª Ms Linda Susan de Almeida Araújo, Escola de Nutrição da UFBA, Salvador, 25/10/10

2 comentários:

  1. Eu já comi e é uma delícia!!
    Qualquer dia desses faço também! Será que chega aos pés do seu? ;)

    ResponderExcluir
  2. Esse prato é realmente uma deliciaaaaa de bom, é impossivel degustar pouco, o sabor é extraordinario. Receita nota 1000. Conheço esse prato a um tempo, mas antes não era tão refinado.

    ResponderExcluir