sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Minha terra tem coqueiros...

Minha terra tem coqueiros...


By Fabiana Lacerda graduanda em Nutrição/Escola de Nutrição da UFBA
Mangue-seco - BA
Dentre as principais causas de morte, as doenças cardiovasculares são as mais freqüentes no Brasil. 
Os riscos para desenvolver estas doenças aumentam com a idade, nos homens e naqueles que tem histórico familiar. Além disso, a hipertensão, obesidade, diabetes, colesterol elevado e fatores associados ao estilo de vida, como sedentarismo, estresse e uso do cigarro, aumentam as chances. A idade, sexo e história familiar não podem ser modificados, mas mudanças de comportamento e cuidados com a saúde podem ter um resultado positivo ao longo da vida. Entre estes cuidados está a escolha de uma alimentação saudável.
Sabe-se que o consumo elevado de colesterol, gorduras saturadas e trans na dieta está relacionado à formação da placa de ateroma dentro dos vasos sanguíneos, responsáveis pela obstrução do vaso podendo levar ao infarto. Porém, nem toda gordura saturada é prejudicial. 

Uma recente pesquisa para a dissertação de mestrado da Nutricionista Christine Erika Vogel, orientada pelas professoras-adjuntas Márcia Soares da Mota e Eliane Lopes Rosado, do setor de Nutrição Clínica do INJC - UFRJ demonstrou que o consumo de óleo de coco extravirgem em indivíduos obesos GI (IMC 30,0 - 34,9 Kg/m²) teve um aumento significativo nos níveis de HDL (o 'bom' colesterol) e redução nas taxas de glicemia e resistência à insulina. Estudos prévios propuseram que os triglicerídeos de cadeia média (TCM), tipo de lipídio encontrado no óleo de coco, favorecem a perda de peso por induzirem o aumento do gasto energético basal e da termogênese induzida pela dieta. – Apesar dos resultados promissores encontrados na pesquisa, ainda não se pode, a partir desses dados preliminares, garantir uma recomendação populacional de uso do óleo de coco, pois há a necessidade de expandirmos o tempo de estudo e aumentarmos o número de voluntários, visando à confirmação dos efeitos benéficos.No entanto, vale destacar que o uso de óleo de coco, na quantidade de uma colher de sopa por dia, associado a um plano alimentar adequado, é seguro para o perfil lipídico e glicídico dos indivíduos – afirma Márcia Soares. O grifo é meu. 

O coco pode ser considerado um alimento funcional, pois é rico em proteínas, carboidratos, óleos e minerais e vários componentes benéficos à saúde, classificados como nutracêuticos, como o ácido láurico.Cerca de 50% da gordura do coco é composta pelo ácido láurico, o seu principal ácido graxo, de cadeia média, que no corpo humano se transforma em monolaurina, um monoglicerídeo de ação antibacteriana, antiviral e antiprotozoária, usado pelo organismo para destruir a capa lipídica de vários microorganismos. Porém, o uso do óleo de coco não exclui o uso de outros óleos vegetais como fonte dos ácidos oléico e linoléico, limitantes no óleo de coco. Composição de ácidos graxos do óleo de coco:
  • Ácido láurico (C-12) = 44,0 - 52,0
  • Ácido oléico (C-18:1) = 5,0 - 8,0
  • Ácido linoléico (C-18:2) = traços - 2,5
Outras vantagens que o consumo do óleo de coco apresenta: diminui a concentração de substâncias pró-inflamatórias do organismo, como TNF-alfa e IL-6, seus TCM são rapidamente absorvidos, não promovem obesidade, pois não são depositados no tecido adiposo, não promovem a síntese de colesterol, é um antioxidante natural, protegendo as células da ação de radicais livres e não promovem a formação de ateromas.

É possível fazer o óleo de coco em casa. Segue abaixo uma coletânea de links e referências para conhecer um pouco mais do óleo de coco e como prepará-lo.


Conrado S. Dayrit. COCONUT OIL: Atherogenic or Not?(What therefore causes Atherosclerosis?). Philippine Journal Of Cardiology. Jul-Sep 2003, V. 31 N. 3, p. 97-104.

Intahphuak, S.; Khonsung, P.; Panthong, A. Anti-inflammatory, analgesic, and antipyretic activities of virgin coconut oil. Pharm Biol. 2010 Feb;48(2):151-7.

Nevin, K. G.; Rajamohan, T. Effect of topical application of virgin coconut oil on skin components and antioxidant status during dermal wound healing in young rats. Skin Pharmacol Physiol. 2010, v. 23, n. 6, p. 290-7.
Vogel, C. E.; Influência do Consumo Dietético de Triglicerídeos de Cadeia Média na Composição Corporal, Saciedade, Lipemia e Resposta Glicêmica em Homens Obesos. Dissertação. UFRJ.

Profª Ms Linda Susan de Almeida Araújo,Escola de Nutrição da UFBA, Salvador, 27/10/10

Um comentário:

  1. Linda Susan, obrigada pela visita no Gastronomia & Fotografia, vim retribuir!!
    Mas você esqueceu de deixar o e-mail para a participação no sorteio!

    Att,
    Tati Campêlo
    www.gastronomiaefotografia.blogspot.com

    ResponderExcluir