segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Canela X Diabetes

Quer uma dica simples que pode trazer benefícios para aqueles que têm tendência a desenvolver diabetes ou àqueles que já têm a doença? Consumir canela diariamente. Cerca de 3 gramas por dia parece ser a dose mais aceita até o momento.
Estudo de 2003 mostrou que o consumo regular de 3 gramas de canela (aproximadamente 1 colher de chá) por dia foi capaz de reduzir a quantidade de glicose circulante, triglicerídeos (TG) e algumas frações do colesterol em  indivíduos com diabetes tipo 2.
Outro estudo de 2009 verificou que a adição de 3 gramas de canela a um alimento teste foi capaz de melhorar a resposta da insulina (hormônio que possui sua ação alterada no diabetes) e, além disso, demonstrou também que a canela foi capaz de aumentar a liberação de um hormônio chamado, GLP-1, que atua aumentando a saciedade.
Se procurarmos a fundo existem mais estudos demonstrando os benefícios do consumo da canela assim como existem alguns que não encontram tais benefícios.  Até o momento parece que a canela pode trazer sim grandes benefícios. Além disso, como nenhum estudo mostra efeitos negativos e sendo este um alimento sem calorias, barato e muito saboroso, acho que vale a pena a tentativa.
Que tal nesses dias de chuva um leite quente com canela?
Quer saber mais?
Hlebowics et al. Effects of 1 and 3 g cinnamon on gastric emptying, satiety, and postprandial blood glucose, insulin, glucose-dependent insulinotropic polypeptide, glucagon-like peptide 1, and ghrelin concentrations in healthy subjects. Am J Clin Nutr; 89:815–212, 2009.

Khan et al., Cinnamon Improves Glucose and Lipids of People With Type 2 Diabetes.Diabetes Care 26:3215–3218, 2003.


Arroz doce ( c/ adoçante) com canela em pó.
Profª Ms Linda Susan de Almeida Araújo, Escola de Nutrição da UFBA, Salvador/BA 05/10/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário