segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A Peixada da Linda, na gastronomia hospitalar.


A Peixada da Linda é um prato que além de nutritivo, pode ser adequado a diversas patologias.
Na sua preparação pode ser usado vários tipos de filé de peixe, ou peixe em postas.
Na Paraíba como em alguns estados nordestinos, o cultivo de Tilápia em cativeiro( Piscicultura), tem abastecido o mercado com uma fonte proteíca de excelente qualidade e bom preço.À exceção do filé de tilápia, que tem um preço elevado no mercado e que segundo os técnicos em piscicultura, é que, para obter filé de tilápia o custo é alto, portanto o preço que chega ao consumidor também é alto. Se for trabalhar com gastronomia hospitalar, onde o custo do prato/preparação é decisivo para a escolha do cárdapio, sugiro o filé de merluza, mas aconselho para melhorar o sabor, demolhar em leite desnatado por uns 15 minutos antes da preparação final.

Nas esteatoses hepáticas, recomendo a substituição do azeite de oliva extra virgem por tríglicerídeos de cadeia média-TCM, obtido do oléo de coco ( COPRA) disponível no mercado. Veja post do blog aparaibatem ( Galinha Quilombola), onde o uso do TCM nos remete as nossas origens africanas.

O uso do leite de coco, se a opção for reduzir calorias recomendo o leite de coco industrializado ligth, ou o creme branco de soja, ou ainda o leite extraído das sementes de jerimum cruas trituradas no liquidificador com um pouco d'agua e coada.

Peixada da Linda

Ingredientes

500 gramas de filé de peixe
01 pimentão verde em rodelas
01 cebola grande em rodelas
02 tomates em rodelas
1/2 molho de coentro picado
02 cubos de caldo de vegetais ( sabor umami)
pimenta calabresa a gosto
alho picado a gosto
sal agosto
02 colheres de sopa de azeite
colorau a gosto

Preparo

Coloque todos os ingredientes na panela e acrescente 300ml de água, deixe cozinhar até o aroma desprender e aí acrescente o azeite, o TCM, o leite de semente de jerimum ou o creme branco de soja, para finalizar. Sirva com arroz com brócolis ou com cenoura.
Bom apetite e saúde.

Linda Susan, 25/01/10 Salvador/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário