terça-feira, 12 de janeiro de 2010

As revistas que abordam o assunto destinadas ao público leigo podem auxiliar na elaboração de uma proposta de reeducação alimentar para os obesos"

Segundo Ribeiro(2006),"as revistas que abordam o assunto destinadas ao público leigo podem auxiliar na elaboração de uma proposta de reeducação alimentar para os obesos"
Esta afirmação da autora é baseada em pesquisa feita nas revistas de culinária de circulação e de boa aceitação pelos leitores.Concordo com a afirmação da autora, uma vez orientei recentemente um trabalho de pesquisa utilizando a gastronomia como ferramenta em educação nutricional, na qual o público trabalhado foram as crianças de uma casa de apoio.O resultado foi satisfatório e constatamos que a gastronomia deve ser utilizada como ferramenta para a mudança comportamental a respeito de alimento, visto que respeita a cultura,os hábitos,os usos e costumes e principalmente o Prazer de comer.Confira abaixo o resumo do trabalho citado.


"A obesidade está se tornando um dos maiores problemas de saúde pública do Brasil e do mundo e um dos fatores responsáveis por esse crescimento é a mudança do padrão alimentar nos últimos anos. Esse trabalho se propõe a analisar receitas veiculadas em revistas de circulação nacional para quem deseja perder peso e analisar quais as premissas utilizadas por estas como forma de redução de caloria e melhor aceitação da dieta, uma vez que se observa baixa adesão de pacientes obesos com dietas hipocalóricas. Observou-se que as receitas apresentadas eram na sua maioria assadas, com baixa quantidade de gordura utilizada, sendo essas mono e poliinsaturadas. Houve substituição de ingredientes calóricos por versões menos calóricas em 50% das receitas. O uso do adoçante foi recomendado em 33% das receitas doces e grande parte das receitas tinham frutas e hortaliças em seus ingredientes. Dessa forma, conclui-se que as revistas que abordam o assunto destinadas ao público leigo pode auxiliar na elaboração de uma proposta de reeducação alimentar para os obesos, por meio da aplicação de técnicas dietéticas, ofertando receitas apetitosas e de baixo valor calórico e contribuindo para a adesão dos pacientes em dietas hipocalóricas."

Referência
RIBEIRO, Raquel Valadares von Glehn. A gastronomia como auxílio na adesão de dietas para pacientes obesos: técnicas e ingredientes utilizados em dietas divulgadas por revistas de circulação nacional. 2006. 71 f. Monografia (Especialização em Gastronomia e Segurança Alimentar)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006

Linda Susan 12/01/10 Salvador/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário