domingo, 27 de setembro de 2009

Mais uma razão para ser apaixonada por CAFÉ!!!

Vamos tomar um cafézinho?

Em João Pessoa temos excelentes locais para você tomar um café. Temos os Coffee Shops no shoppings Manaíra, Tambiá, Caiçara, etc...Nos vários restaurantes podemos degustar um café em boa companhia, as melhores opções: no Mediterrâneo com uma torta de maçã e canela enquanto isso bater um bom papo gastronômico com o Chef Ricardo; no Mangai acompanhado de uma tapioca molhada no leite de coco ou um pão de macaxeira com carne de sol na nata; no Empório Gourmet você pode pedir um macarron ou uma torta de limão. Mas, atenção para saborear um bom café não acrescente açúcar ou adoçante,isto vai impedir que você aprecie o melhor do café.
Enfim, como sou apaixonada por café, sempre há um bom motivo para tomar um cafézinho.Vamos?



By Iara Waitzberg Lewinski( www.nutritotal.com )


Como funciona a ação ergogênica da cafeína?

Diversos estudos experimentais comprovaram a ação ergogênica da cafeína em aumentar a tolerância ao exercício ou postergar a fadiga, visando à melhora da performance ou do desempenho físico.
Um agente ergogênico é qualquer mecanismo, efeito fisiológico, nutricional ou farmacológico capaz de melhorar a performance nas atividades físicas esportivas ou ocupacionais.
Os efeitos ergogênicos da cafeína ainda não estão completamente elucidados, mas os pesquisadores acreditam em alguns mecanismos principais, como a ação da substância no sistema nervoso central afetando a percepção subjetiva de esforço e/ou a propagação dos sinais neurais entre o cérebro e a junção neuromuscular, postergando a sensação de fadiga. Outro mecanismo, sobre o músculo esquelético, aumenta os níveis intracelulares de cálcio nos músculos e a eficiência da contração. A hipótese aceita para esse último mecanismo é de que a cafeína aja sobre o retículo sarcoplasmático, aumentando sua permeabilidade ao cálcio e tornando este mineral prontamente disponível para o processo de contração muscular.
Por isso, a cafeína é utilizada como estratégia em atletas tanto de esportes anaeróbios (alta intensidade e curta duração), como aeróbios (baixa ou média intensidade e alta duração).
A cafeína pertence a uma classe de compostos chamada xantina e é um potente estimulante. É encontrada em chás, cafés, cacau, guaraná, chocolate e refrigerantes. Seus principais efeitos fisiológicos no organismo humano (quando consumida em baixas dosagens – 2 mg/kg de peso corporal) são o efeito estimulante, diurético, diminuição da sonolência, aumento da taxa metabólica, estado de vigília e frequência cardíaca, relaxamento da musculatura lisa dos brônquios, do trato biliar, do trato gastrintestinal e de partes do sistema vascular.
Quando administrada via oral, a cafeína é absorvida de modo rápido e eficiente, com aproximadamente 100% de biodisponibilidade. A maioria dos estudos utiliza o intervalo de 60 minutos entre a ingestão de cafeína e o início do exercício físico, uma vez que este parece ser o tempo em que se observa a maior concentração da substância na corrente sanguínea após a ingestão.
Os estudos com resultados significativamente positivos, em que os atletas que ingeriram cafeína apresentaram maior tempo para a exaustão no exercício físico, foram obtidos com as mais diversas dosagens de cafeína. Desde baixas e moderadas (2,1 a 4,5 mg/kg de peso corporal) até doses supra fisiológicas (5,0 a 13,0 mg/kg de peso corporal). No entanto, os autores relatam não haver diferença significativa entre as dosagens maiores, pois os efeitos da administração de 3 ou 6 mg/Kg de peso corporal tiveram o mesmo efeito ergogênico.

Uma dose moderada de cafeína corresponde a cerca de 400 a 500 mg/dia, o equivalente a 4 xícaras de café.
A ingestão de cafeína em excesso pode causar irritabilidade, dores de cabeça, insônia, diarreia e palpitações do coração. A dose letal para uma pessoa adulta pesando 70 kg seria de aproximadamente 10 g.

Até o final de 2003, a cafeína era considerada doping pela Agência Mundial Antidoping (World Anti Doping Agency - WADA), mas a partir de 2004, foi retirada da lista de substâncias proibidas e incluída na lista de substâncias que seriam apenas monitoradas.

Bibliografia (s)

TRIANA, R. O. et al. Efeito da ingestão de cafeína sobre o limiar de esforço percebido (LEP). Motriz. 2008;14(3):300-9. Disponível em:http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/motriz/article/viewFile/1441/1889. Acessado em: 17/09/2009.

CAMARGO, M.C.R, TOLEDO, M.C.F. Teor de cafeína em cafés brasileiros. Ciênc Tecnol Aliment. 1998;18(4):421-4. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20611998000400012&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acessado em: 17/09/2009.

BRENELLI, E.C.S. A extração de cafeína em bebidas estimulantes – uma nova abordagem para um experimento clássico em química orgânica. Quim Nova. 2003;26(1):136-8. Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/qn/v26n1/14313.pdf. Acessado em: 17/09/2009.

ALTAMARI, L.R, CYRINO, E.S, ZUCAS, S.M, OKANO, A.H, BURINI, R.C. Cafeína: ergogênico nutricional no esporte. Rev Bras Ciên e Mov. 2001;9(3):57-64. Disponível em:
http://www.sncsalvador.com.br/artigos/cafeinaergogeniconutricionalnoesporte.pdf. Acessado em: 17/09/2009.

ALTAMARI, L.R, MORAES, A.C, TIRAPEGUI, J, MOREAU, R.L.M. Cafeína e performance em exercícios anaeróbios. Rev Bras Ciên Farmac. 2006;42(1):17-27. Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbcf/v42n1/29856.pdf. Acessado em: 18/09/2009.

BRAGA, L.C, ALVES, M.P. A cafeína como recurso ergogênico nos exercícios de endurance. Rev Bras Ciên e Mov. 2000;8(3):33-7. Disponível em: http://www.mestradopga.ucb.br/mestradoef/RBCM/8/8%20-%203/completo/c_8_3_5.pdf. Acessado em: 22/09/2009.

ALTIMARI, L, MELO, J, TRINDADE, M, TIRAPEGUI, J, CYRINO, E. Efeito ergogênico da cafeína na performance em exercícios de média e longa duração. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. 2005;5(1):87–101. Disponível em: http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/rpcd/v5n1/v5n1a10.pdf. Acessado em: 22/09/2009.

Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC). Café e cafeína não possuem riscos em doses moderadas. Disponível em: http://www.abic.com.br/sabor_cafe.html#excesso. Acessado em: 22/09/2009.

Linda Susan 27/09/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário