sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Dia Mundial do Coração, saiba como cuidar do seu.

Aqui na Prai do Bessa em João Pessoa/PB, é um bom lugar para cuidar do seu coração.

Segundo Damaso(2009),de acordo com a Organização Mundial da Saúde e a Organização Pan-americana da Saúde, ao menos 60% das mortes em todo o mundo poderiam ser evitadas ou adiadas se houvesse um consumo mínimo diário de cinco porções - ou 400 gramas – de legumes, folhas e frutas.

Uma dieta pobre em gordura saturada e rica em gordura mono e polinsaturada, ou seja com seleção das fontes de gorduras; rica em fibras proveniente das frutas,vegetais e cereais integrais, previnem e atuam como coadjuvantes no tratamento, das Doenças não Transmissíveis-DNTs a exemplo de, hipertensão arterial, cardiopatias, diabetes, dislipidemias e obesidade

A variedade de nutrientes é ofertada quando o planejamento alimentar oferece pratos que contenham pelo menos cinco cores, com equilíbrio dos macro nutrientes e fracionamento calórico em seis refeições. O cálculo da quantidade de calorias diárias necessárias diariamente deve se adequar ao gasto calórico com exercícios, à massa corporal atual e àquela que pretende atingir. Os exercícios devem ser adequados as variáveis e a satisfação individual.
A nutrição/gastronomia funcional deve ser a base do planejamento alimentar, visto que a nutrição funcional é uma das ações de prevenção, tratamento e manutenção da saúde.

O ácido graxo ômega 3, por exemplo, um tipo de gordura poliinsaturada, pode diminuir o risco de ataque cardíaco, proteger contra batimentos cardíacos irregulares e regular a pressão arterial. Uma das fontes naturais para este ácido graxo é o peixe, óleo de linhaça, óleo de noz, óleo de soja e óleo de canola.
Outra gordura que vem se apresentando como excelente fonte energética qualitativa é o Triglicerídeo de Cadeia Média-TCM, óleo extra virgem de coco.

Em pacientes hipertensos, a atenção com o sal deve ser redobrada, assim como os portadores de dislipidemias devem evitar o consumo de gorduras saturadas e trans, responsáveis pela gordura abdominal, que é fator para evolução do diabetes, insuficiência cardíaca, angina e dor no peito.

A equipe multidisciplinar deve, reforçar que o resultado positivo da associação de dieta, exercícios e controle do colesterol, da pressão alta e da obesidade são essenciais para diminuição dos riscos cardíacos. É de consenso geral que a atividade física associada ao planejamento alimentar, promove diversos benefícios à saúde como, por exemplo, redução dos níveis de insulina no sangue e de triglicéridios, aumento do HDL (lipoproteína de alta densidade, o bom colesterol), melhora na circulação sanguínea nas pernas, além de ser coadjuvante no tratamento da insuficiência cardíaca.
Dica gastronômica: Sopa de Brócolis é excelente como entrada ou opção para o jantar(http://spamarialinda.blogspot.com/search/label/Sopa%20de%20Brócolis:%20gastronomia)

Referência(s)
DAMASO,C. 27 de setembro é Dia Mundial do Coração.Disponível em: www.nutritotal.com.br. Acesso em: 26/09/09

World Heart Organization. World Heart Day. Disponível em www.who.int/mediacentre/events/annual/world_heart_day/en/index.html. Acessado em 24/09/2009.

Linda Susan 26/09/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário