quarta-feira, 19 de outubro de 2011

"Comfort food" novo conceito na gastronomia hospitalar?

Chef Walter Ullysses e Profª Linda Susan a união da gastronomia e nutrição /gastronomia hospitalar


Entrevista (fonte: http://www.sbnpe.com.br) com o nutrólogo e cardiologista, Dr. Daniel Magnoni, que nos contou o que está sendo preparado para o II Congresso de Gastronomia Hospitalar.



- Como está a preparação do II Congresso de Gastronomia Hospitalar?

Estamos em fase de finalização da programação e teremos muitas novidades em relação ao ultimo congresso com a participação de convidados internacionais trabalhando com os congressistas na cozinha experimental, na prática de receitas saborosas e nutricionalmente adequadas com foco em doenças e sintomas muito prevalentes nos hospitais brasileiros, tais como câncer, diabetes , disfagia e obesidade.

- Qual a situação da Gastronomia Hospitalar no Brasil?

Atualmente, no Brasil, temos trabalhado com o conceito de "comfort food" em âmbito hospitalar, priorizando alimentos que remetem a situações de aconchego e mais parecido com a alimentação que o paciente tem em casa. Através de trabalhos cientificos e com nossa experiência na prática clínica, observamos que cada vez menos os pacientes solicitam dietas requintadas e com alimentos que não são usualmente padronizados pelas unidades de nutrição e dietética (UND) hospitalares e desta forma a gastronomia hospitalar deixa de ser inacessível a determinados setores de saúde e aparece como uma importante ferramenta de atuação da nutrição clinica.

- O que os congressistas encontrarão de novidades?

Os congressistas poderão debater temas de extremo interesse na rotina de uma UND, tais como logística de entrega de alimentos, custos relacionados aos processos de gastronomia , indicadores de qualidade inseridos no contexto de hotelaria e clinica.

- Qual a importância de um evento desse na capacitação dos profissionais?

A possibilidade de união entre teoria e prática é o grande diferencial dos profissionais que participarão do II Congresso Brasileiro de Gastronomia Hospitalar, já que podem voltar às suas instituições aptos para aplicação imediata dos temas aprendidos em curso.

- Teremos algum convidado especial esse ano? Algum estudo apresentado?

Os estudos serão apresentados na sessão de pôsteres do congresso.

Teremos , possivelmente, um convidado internacional, a nutricionista espanhola Geles Duch, especialista em nutrição clinica, com vasta experiência na preparação de pratos saborosos e nutricionalmente equilibrados adaptados ao paladar de pacientes com condições clinicas não favoráveis, principalmente de pacientes ontológicos e disfágicos.
SBNPE • Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral
Rua Abilio Soares, 233 conjunto 144 • Sao Paulo • SP • CEP 04005-000
Fone (11) 3889-9909



Comfort food é  alimentação preparada tradicionalmente que podem ter um apelo nostálgico ou sentimental, que nos remete à memória gustativa, ligada ao elemento familial ou cultural. Fornecendo a sensação de conforto, pela  textura,sabor,cor,aromas, ou seja estímulo aos sentidos e a sensação de prazer. Este conceito pode se adequar a gastronomia hospitalar de forma que atenda ao cliente hospitalar e atinja o objetivo da dietoterapia, que é tratar e/ou recuperar o estado nutricional.
Em desenvolvimento recente, os chefs, têm explorado as raízes da cozinha e buscam defini-lo como um estilo único, de conforto com preparações  que apresentam cozimento mais cuidadoso e apresentação, maior qualidade e com ingredientes, frescos, orgânicos, de boa procedência.
Os profissionais da saúde ( nutricionistas, nutrólogos, gastrólogos,etc )  atentos as demandas  dos clientes  hospitalares percebem na gastronomia hospitalar uma ferramenta fundamental na  alimentação hospitalar de qualidade.

Profª Ms Linda Susan de Almeida Araújo,Escola de Nutrição da UFBA, Salvador/BA, 18/10/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário