quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Circunferencia do pescoco pode revelar estado nutricional


A condição clínica do paciente internado muitas vezes não permite a utilização de equipamentos ou mobilização adequada para que a equipe médica avalie seu estado nutricional, que é de extrema importância no período de recuperação.
Um estudo realizado na cidade de São Paulo, com 344 pacientes, avaliou a circunferência do pescoço como um novo marcador para avaliar o estado nutricional do paciente. O estudo foi apresentado na última semana no Congresso Americano de Obesidade e no mês passado no Congresso Europeu Nutrição Clínica, realizado na Suécia. “O estudo foi muito bem aceito nos dois congressos internacionais, pois é uma forma prática e eficiente de avaliar a condição nutricional do paciente internado, independente da gravidade da patologia que está sendo tratada”, diz a autora do estudo, a médica nutróloga Dra. Andréa Pereira.
O estudo será apresentado no Brasil durante o Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral, que será realizado entre os dias 6 e 9 de novembro, em Curitiba.
Dos pacientes avaliados, 51,7% eram homens e 48,3% mulheres, com idade média de 54,3 anos. A medida do pescoço de todos participantes foi realizada por um único avaliador. As medidas de altura e peso dos pacientes também foram colhidas para o cálculo do índice de massa corpórea (IMC).
A média de circunferência do pescoço(CP) foi de 37,8cm e a média do IMC de 26,5kg/m². O estudo revelou que a circunferência do pescoço em relação aos grupos avaliados foi:
GêneroIMC(kg/m²)CP(cm)GêneroIMC(kg/m²)NC(cm)
FEM<2031,5MASC<2034,9
20-24,933,620-24,937,5
25-29,935,725-29,939,8
>3039,2>3043,3
De acordo com o estudo Nutridia, realizado em 2009 pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral, com 842 pacientes, 72% não se alimentavam corretamente no hospital, sendo que 60,3% apresentavam risco nutricional, ou seja, já estavam desnutridos ou estavam no grupo de risco de desenvolver a desnutrição hospitalar. “Essa simples avaliação previne o risco do paciente desenvolver desnutrição hospitalar, que é muito recorrente e um dos principais fatores do aumento no tempo de internação, complicações e risco de mortalidade”, destaca Dra. Andréa.

Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral

A cidade de Curitiba receberá entre os dias 6 e 9 de novembro a 19ª edição do Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral.
Na ocasião, será realizado também o II Congresso Brasileiro de Gastronomia Hospitalar, a VII edição do Congresso Brasileiro de Nutrição Clínica e a primeira edição do Congresso Brasileiro de Terapia Nutricional.

      Fonte: http://bagarai.com.br/




Profs, Linda Susan e Antônio Andrade ( Simpósio Nacional da Doença de Parkinson/UFBA ,11/ 11/11) 
Profª Ms Linda Susan de Almeida Araújo, Escola de Nutrição da UFBA. Salvador/BA, 18/10/11


Nenhum comentário:

Postar um comentário