segunda-feira, 5 de julho de 2010

Quer afinar a cintura?


Em um estudo realizado pelo Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro, durante dois meses, 14 mulheres entre 30 e 45 anos que estavam acima do peso foram divididas em dois grupos. O primeiro foi submetido a uma dieta com baixas calorias e suplementação com 14 gramas de farinha de berinjela por dia. O segundo grupo foi submetido à dieta hipocalórica sem suplementação.

De acordo com Glorimar Rosa, coordenadora do Departamento de Nutrição da UFRJ e responsável pela pesquisa, as mulheres do primeiro grupo perderam em média seis quilos e tiveram uma redução significativa da circunferência da cintura. Além disso, elas diminuíram o risco de doenças metabólicas como diabetes tipo dois, e também a concentração de ácido úrico, fatos que não ocorreram no segundo grupo.

- Além de ajudar no emagrecimento, a farinha de berinjela é um suplemento importante para a redução dos fatores de risco cardiovasculares.

 A nutricionista Priscila Cardoso Meirelles, especialista em alimentação funcional, completa que um dos maiores riscos para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares é o elevado nível de colesterol no sangue. A farinha de berinjela ajuda a controlar este problema.

- O suplemento auxilia, sobretudo, na redução dos níveis de colesterol LDL do sangue e dos níveis de glicose.Além disso, apresenta leve ação diurética, melhoria do funcionamento intestinal, auxílio nos tratamentos de artrite e reumatismo e redução dos níveis de triglicerídeos do sangue.  
 

Em forma de farinha ou não, a berinjela é um alimento bastante nutritivo. Ela contém vitamina B5 e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. O resultado da pesquisa foi animador e a professora pretende dar início a um trabalho mais amplo, que dure por mais tempo e tenha um número maior de participantes a fim de obter resultados mais promissores.
Profª Ms Linda Susan de Almeida Araújo/ Escola de Nutrição da UFBA
Salvador/Ba, 05/07/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário