domingo, 8 de agosto de 2010

O Dia Nacional de Controle do Colesterol

O Dia Nacional de Controle do Colesterol, 8 de agosto, um alerta para os riscos que o colesterol elevado apresenta. É também um convite às mudanças de estilo de vida, que vão dos hábitos alimentares a prática de exercícios físicos, mas principalmente sua relação com seu corpo e a responsabilidade de tomar as decisões certas no processo de saúde/doença. 
Manter as taxas de colesterol bom (HDL) e ruim (LDL) em perfeito equilíbrio depende do seu processo decisório, do seu investimento em ações que repercutam em uma vida melhor, afastando de perto o risco de infarto e derrame cerebral, além de outras doenças como o Mal de Alzheimer.
 A grande pergunta é você é capaz de investir em sua saúde? 
A escolha pela saúde começa na seleção do que comprar para se alimentar, depois, como preparar estes alimentos  agregando valor nutricional, em seguida como comê-los e depois de tudo como gastar as calorias provenientes dos alimentos consumidos ( exercício físicos )
Quem já tem as taxas de colesterol elevada, também tem que fazer a escolha pela saúde acima, com um adicional a seleção de alimentos gordurosos tem que ser mais significativa, entendendo que não são os outros os responsáveis pela sua saúde e sim suas decisões, portanto decida por você!
Como fazer? Procure um médico para fazer um diagnóstico de como está  sua saúde e um nutricionista  para a orientação nutricional.
Um prato deve conter, verduras variadas ( 4 cores diferentes )com azeite, uma porção de carne,frango ou peixe, uma porção de feijão e outra de arroz ou macarrão  e de sobremesa uma laranja com bagaço.

Profª Ms Linda Susan de Almeida Araújo, Escola de Nutrição da UFBA, Salvador/BA, 08/08/10

Um comentário:

  1. UM DIA MUITO INTERESSANTE, AMIGA!

    PARA LEMBRAR ESSA TAXA DANADINHA, ESCONDIDA....QUE
    MATA SE A GENTE NÃO DESCOBRE EM TEMPO!
    E TUDO DEPENDE DA NUTRICIONISTA, NÉ?!
    AINDA BEM KI TEM OS VIGILANTES....AMÉN!

    ResponderExcluir