Praia do Bessa em João Pessoa/PB |
A nutricionista Marlete Pereira, do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (UFRJ), ouvia a mesma queixa dos pacientes internados ou em tratamento do ambulatório: eles tinham dificuldade para dormir. Na tentativa de melhorar a qualidade de vida dos doentes, ela elaborou então o que chamou de “cardápio do sono”, que inclui chás claros, maçã, carne branca, folhas e alimentos integrais. Todos os alimentos que facilitam o metabolismo.
“As pessoas têm hábitos muito ruins de alimentação, que acabam se refletindo na qualidade do sono. É importante reduzir a cafeína, as frituras e o açúcar e não se alimentar excessivamente à noite”, explica.
No cardápio de Marlete entram o chuchu, que ajuda a reduzir a pressão arterial; a maçã, que acalma; a aveia, que sacia “sem pesar no estômago”; peixes e frango, mais fáceis de digerir do que a carne vermelha. “É importante que as pessoas mastiguem também. Eu costumo brincar que o estômago não tem dente, não adianta engolir rapidamente a comida."
Marlete recomenda que a refeição noturna seja menor, exclua carboidratos e seja realizada três horas antes de dormir. Frutas podem ser ingeridas até uma hora antes de deitar. “O cardápio tem funcionado. Os pacientes passaram a relatar que dormem melhor.
Fonte: http://www.abril.com.br/noticias/ciencia-saude/nutricionista-elabora-cardapio-sono-pacientes-hospital-rj-1256606.shtml
Marlete e eu estudamos Nutrição na UFPB, fico feliz em ler e postar seu trabalho. Marlete se você acessar este post me envie email linda.ilc@gmail.com
Abçs
Profª Ms Linda Susan de Almeida Araújo, escola de Nutrição da UFBA Salvador 08/10/09
Nenhum comentário:
Postar um comentário