segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Consumo de leite x doenças cardíacas


Foto: asreceitasdacabra.blogspot.com

Leite sempre fez parte da minha alimentação. Fui amamentada, bebi leite mugido ( tirado do peito da vaca e bebido imediatamente) no sítio do meu avô, DZ em Pombal/PB, junto com meus irmãos e primos, infância feliz! Amamentei minhas três filhas e tomei muito leite durante a lactação. A elas não dei leite mugido na infância por não ter mais avô nem ir ao sítio e por medida de segurança sanitária, mas tomaram muito leite e iogurte. Elas amamentaram seus filhos ( duas ) e seguiram os ensinamentos da mãe...Moral da história? A saúde de três gerações! Confirmando que a prevenção através da alimentação é a melhor atitude para uma vida saudável
A professora Sabita Soedamah-Muthu, do Departamento de Nutrição Humana da Universidade de Wageningen, na Holanda, conduziu o estudo com a colaboração de pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.Um estudo publicado na revista especializada "American Journal of Clinical Nutrition" revela que beber três copos de leite por dia pode diminuir em até 18% o risco de doenças cardiovasculares.
Ela analisou cerca de 5 mil estudos sobre o mesmo tema feitos na Europa, Estados Unidos e Japão durante um ano e meio e concluiu que o leite é realmente benéfico para a saúde do coração.
"Havia resultados muito contraditórios sobre a relação do consumo de leite com a saúde nos estudos. Às vezes concluía-se que há uma relação benéfica, às vezes maléfica e outras vezes, nenhuma", disse a professora.
Os resultados de várias das pesquisas analisadas foi combinado, utilizando a quantidade de leite consumida diariamente por cada indivíduo.
Em uma análise final dos números, Soedamah-Muthu percebeu que um copo de leite ao dia parece ter relação com uma redução de 6% no risco de doenças cardiovasculares.
"Conseguimos demonstrar os efeitos positivos de consumir até três copos por dia, quando o risco de problemas no coração fica 18% menor."
Segundo a pesquisadora, não foi encontrada nenhuma relação entre o consumo de leite integral ou desnatado e o aumento do risco de doenças cardíacas, infarto ou mortalidade.

Profª Ms Linda Susan de Almeida Araújo, Escola de Nutrição da UFBA
João Pessoa,PB24/01/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário