quarta-feira, 4 de maio de 2011

Depressão aos olhos da palavra de Deus



Depressão aos olhos da palavra de Deus

Depressão é uma doença biopsicosocial, na qual há alterações bioquímicas nos neurotransmissores, serotonina, adrenalina e dopamina.Pode ser reativa as agressões externas ( exógena ) ou ainda alterações internas ( endógena ).
No livro de I Reis 19: 4;18 observamos a fuga de Elias e o mesmo cair em profunda depressão reativa, chegando a um estado crítico que pediu a morte ( 19:4), esta reação orgânica  foi devido  aos pecados  absurdos do povo de Deus. No mesmo capítulo observamos como Deus  tratou a depressão de Elias, a saber:
·         Tratamento medicamentoso, “ levanta e coma” ( 19:6 ) a comida rica em carboidratos  para lhe dar energia, o pão era o medicamento;
·         Psicoterapia, levanta-te ( 19:7 ) injeção de ânimo, tens algo a fazer, tem um povo que depende de ti;
·         Tratamento psicológico, que fazes aqui Elias? ( 19:9 ), Elias é estimulado a falar, a desabafar, e a partir daí entender os propósitos de Deus e cumpri-los.
Assim somos nós também quando a depressão chega, seja exógena ou endógena ou das duas formas, buscamos a fuga,o isolamento. No entanto, precisamos de tratamento clínico ou não conseguiremos entender e cumprir os propósitos de Deus para nossas vidas e a interação destes propósitos com o Seu povo.


Leia e medite no Cap 19 do livro 1 Reis.

Linda Susan /05/11 SSA/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário