sábado, 23 de abril de 2011

Bioética, Ética em Saúde.



Fonte: joycebaldini.blogspot.com

ÉTICA

O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social, (Moore,1975) .Eu considero também que é a busca da perfeição perdida pelo homem e uma forma de se tornar semelhante a Deus .
A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos e os reflexos nesta sociedade.
Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos. Aproveitando o exemplo, a ética na área de pesquisas biológicas é denominada bioética. Em tempos de politícamente correto o que é ético em termos de uso de animais é ambíguo. Por exemplo a Arezzo, uma empresa ligada a moda, usou pele de animais nos seus produtos, sofreu uma campanha no twitter e retirou a coleção expostas em suas lojas. A polêmica lançada no twitter discutiu também neste momento o sacrifício de animais para a alimentação. Podemos refletir que a ética perpassa pelos interesses de determinada sociedade.
Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética de trabalho, ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.
Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato praticado.( http://www.suapesquisa.com/o_que_e/etica_conceito.htm )

Segundo  Goldim (2011).A seguir são apresentadas algumas idéias de diferentes autores sobre o que é Ética e as suas definições mais usuais:
·         Ética é a investigação geral sobre aquilo que é bom;
·         A Ética tem por objetivo facilitar a realização das pessoas. Que o ser humano chegue a realizar-se a sí mesmo como tal, isto é, como pessoa. (...) A Ética se ocupa e pretende a perfeição do ser humano (Clotet, 1886);
·         A Ética existe em todas as sociedades humanas, e, talvez, mesmo entre nossos parentes não-humanos mais próximos. Nós abandonamos o pressuposto de que a Ética é unicamente humana;
·         A Ética pode ser um conjunto de regras, princípios ou maneiras de pensar que guiam, ou chamam a si a autoridade de guiar, as ações de um grupo em particular (moralidade), ou é o estudo sistemático da argumentação sobre como nós devemos agir/filosofia moral  (Singer,1994).
        Realmente os termos “ética” e “moral” não são particularmente apropriados para nos orientarmos. Cabe aqui uma observação sobre sua origem, talvez em primeiro lugar curiosa. Aristóteles tinha designado suas investigações teórico-morais - então denominadas como “éticas” - como investigações “sobre o ethos”, “sobre as propriedades do caráter”, porque a apresentação das propriedades do caráter, boas e más (das assim chamadas virtudes e vícios) era uma parte integrante essencial destas investigações. A procedência do termo “ética”, portanto, nada tem a ver com aquilo que entendemos por “ética”. No latim o termo grego éthicos  foi então traduzido por moralisMores significa: usos e costumes. Isto novamente não corresponde, nem à nossa compreensão de ética, nem de moral. Além disso, ocorre aqui um erro de tradução. Pois na ética aristotélica não apenas ocorre o termo éthos (com 'e' longo), que significa propriedade de caráter, mas também o termo éthos (com 'e' curto) que significa costume, e é para este segundo termo que serve a tradução latina (Tugendhat,1997).
Sob a égide da saúde, a busca da restauração da saúde dos indivíduos, da prevenção da doença e consequentemente a promoção desta, perpassa a ética como norteador das ações dos profissionais das inter-relação e interação entre si e com os indivíduos doentes ou não. A UNESCO divulgou em 2005  a Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos, aqui a ética adquiri uma nova aplicação para o mesmo conceito, bioética, voltada para as ações em saúde e suas interações. Os princípios que regem a bioética estão descritos nesta declaração à saber:
·         Dignidade humana e direitos humanos;
·         Efeitos benéficos e efeitos benignos;
·         Autonomia e responsabilidade individual;
·         Consentimento;
·         Pessoas incapazes de exprimir o seu consentimento;
·         Respeito a vulnerabilidade humana e integridade pessoal;
·         Vida privada e confidencialidade;
·         Igualdade, justiça e equidade;
·         Não discriminação e não estigmatização;
·         Respeito pela diversidade cultural e do pluralismo;
·         Solidariedade e cooperação;
·         Responsabilidade social e saúde;
·         Partilha de benefícios;
·         Proteção de gerações futuras;
·         Proteção do meio ambiente, da biosfera e da biodisponibilidade.
Normatizando para a atenção nutricional a bioética, o Conselho Federal de Nutrição-CFN, publicou a Resolução CFN Nº 334/2004, o Código de Ética do Nutricionista, que nos dá as diretrizes de nossas ações no desempenho profissional.

REFERÊNCIAS.
CFN,RESOLUÇÃO  do Conselho Federal de Nutrição-CFN N° 334/2004. Código de Ética do Nutricionista
CLOTET J. Una introducción al tema de la ética. Psico 1986;12(1)84-92.
GOLDIM, J.R, Ética, aceso em 22/04/11; Disponível em:http://www.ufrgs.br/bioetica/etica.htm
MOORE GE. Princípios Éticos. São Paulo: Abril Cultural, 1975:4
TUGENDHAT E. Lições sobre Ética. Petrópolis: Vozes 1997:35.
SINGER P. Ethics. Oxford: OUP, 1994:4-6.
UNESCO- Conferência Geral da, Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos.2005


Profª Ms Linda Susan de Almeida Araújo, Escola de Nutrição UFBA, 22/04/11

Mateus 18:15,17

Nenhum comentário:

Postar um comentário