sábado, 19 de março de 2011

Dieta x mau humor

Comer é um prazer!

Alimentação x humor



A dieta está te deixando mal-humorado? Entenda porquê isso acontece

Existem pesquisas que fazem uma ligação entre o auto-controle e o comportamento agressivo, sugerindo que quando a pessoa precisa estar sempre se controlando – como em dietas – se torna mais irritável e mau-humorada.

Os pesquisadores David Gal e Wendy Liu (da Universidade Northwestern e Universidade da Califórnia, ambas nos EUA) fizeram testes para analisar as escolhas dos participantes quando eles tinham que se controlar. Em experimentos em que as pessoas escolhiam opções saudáveis e práticas – maçãs, crédito de compras em supermercados – ao invés de escolherem as opções prazerosas – chocolate, tratamento grátis em um SPA, os participantes mostraram preferir filmes com temas de raiva e vingança e responderem melhor a campanhas públicas que tinham foco na raiva e violência, e não na tristeza. Os pesquisadores também observaram que os voluntários que escolhiam comidas saudáveis, mas pouco saborosas, se irritavam mais com propagandas que tinham expressões controladoras como “você devia” ou “precisa”.

O estudo sugere que para que o auto-controle não exerça um impacto tão negativo na vida das pessoas, intervenções de controle comportamental devem se focar em emoções positivas para objetivos à longo prazo e métodos mais dirvesificados.

Fonte: Blog Boa Saúde
19.03.2011

Comer é um prazer, principalmete porque o ato de compartilhar está sempre associado e aumenta o prazer! O prazer da alimentação pressupôe um planejamento, seja quando cozinhamos ou quando vamos fazer a refeição em algum estabelecimento, e neste planejamento  o prazer já se inicia na escolha do que comer e em que companhia e tem mais um fator na comensalidade, qual a finalidade associada, comemorar, reunir pessoas em trono de um tema, ou ócio construtivo? E ainda o prazer está associada a produção orgânica de endorfina e serotonina, dois hormõnios responsáveis pelo humor.
Se estamos de dieta, e aqui entenda a dieta e não dietoterapia, esta, planejamento alimentar feito por um nutricionista com especificidade e individualidade, sempre há privação na dieta, principalmente em relação aos alimentos ricos em substâncias que participam da produção de serotonina, e também de sabor.O sabor está associado a produção de endorfina, sendo assim quando você pensar em dieta, substitua por dietoterapia e procure um profissional e continue feliz!

Profª Ms Linda Susan de Almeida Araújo, escola de Nutrição da UFBA, João Pessoa/PB, 19/03/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário