sábado, 31 de julho de 2010

Personal Diet: uma opção para viver melhor1


Personal Diet’ leva a dieta saudável

Perder peso de forma saudável nunca foi uma tarefa fácil. E para quem tem uma rotina agitada, com várias atividades durante o dia, fica mais difícil ainda. Mas um personal diet pode auxiliar sua vida. “É o profissional formado em nutrição, que faz um atendimento nutricional ao cliente de forma individualizada, a domicílio, de acordo com as necessidades sociais, ambientais e de saúde”, explica a nutricionista Linda Susan, primeira profissional que ofereceu o serviço em João Pessoa, em 1998. 
Este atendimento é adequado ao interesse do cliente, vai desde o atendimento nutricional padrão ao  planejamento dietético com elaboração de lista de compra  de gêneros alimentícios, treinamento em segurança alimentar, armazenamento de alimentos, técnicas e serviços gastronômicos/culinárias, etc. “O maior benefício é saúde e qualidade de vida”, afirma. 
O atendimento pode ser feito tanto em clínica como na própria casa do cliente. O intuito do personal diet é garantir a alimentação saudável, através do processo de reeducação alimentar. Dessa forma, todas as refeições passam a ser acompanhadas pelo profissional que também ensina a fazer lista de compras de forma correta.


Jornalista Valéria Sinésio e Profª Linda Susan

Profª Ms Linda Susan de Almeida Araújo/ Escola de Nutrição da UFBA, Salvador/BA 01/08/10

domingo, 25 de julho de 2010

II Mostra Científica de Nutrição Clínica: Atendimento Ambulatorial

Profª Raquel Rocha, Coordenadora dos Ambulatórios de Nutrição do Complexo Hospitalar Prof.Edgar Santos- HUPES, em conjunto com outros professores da nutrição clínica da Escola de Nutrição da UFBA, informa e convida para a II Mostra Científica de Nutrição Clínica: Atendimento Ambulatorial.






Eu. Prof.Linda Susan, estarei participando no dia 28/08 às 8:30, da mesa redonda: Como melhorar a adesão do paciente atendido ambulatorialmente.

Profª Ms Linda Susan de Almeida Araújo, Escola de Nutrição da UFBA, Salvador 25/07/10

quarta-feira, 14 de julho de 2010

 Para meus amigos e amigas que se preocupam com a saúde e querem ficar cada vez mais lindos.
A alimentação é o segredo.
 Para meus amigos e amigas que se preocupam com a saúde e querem ficar cada vez mais lindos.
A alimentação é o segredo.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Quer afinar a cintura?


Em um estudo realizado pelo Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro, durante dois meses, 14 mulheres entre 30 e 45 anos que estavam acima do peso foram divididas em dois grupos. O primeiro foi submetido a uma dieta com baixas calorias e suplementação com 14 gramas de farinha de berinjela por dia. O segundo grupo foi submetido à dieta hipocalórica sem suplementação.

De acordo com Glorimar Rosa, coordenadora do Departamento de Nutrição da UFRJ e responsável pela pesquisa, as mulheres do primeiro grupo perderam em média seis quilos e tiveram uma redução significativa da circunferência da cintura. Além disso, elas diminuíram o risco de doenças metabólicas como diabetes tipo dois, e também a concentração de ácido úrico, fatos que não ocorreram no segundo grupo.

- Além de ajudar no emagrecimento, a farinha de berinjela é um suplemento importante para a redução dos fatores de risco cardiovasculares.

 A nutricionista Priscila Cardoso Meirelles, especialista em alimentação funcional, completa que um dos maiores riscos para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares é o elevado nível de colesterol no sangue. A farinha de berinjela ajuda a controlar este problema.

- O suplemento auxilia, sobretudo, na redução dos níveis de colesterol LDL do sangue e dos níveis de glicose.Além disso, apresenta leve ação diurética, melhoria do funcionamento intestinal, auxílio nos tratamentos de artrite e reumatismo e redução dos níveis de triglicerídeos do sangue.  
 

Em forma de farinha ou não, a berinjela é um alimento bastante nutritivo. Ela contém vitamina B5 e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. O resultado da pesquisa foi animador e a professora pretende dar início a um trabalho mais amplo, que dure por mais tempo e tenha um número maior de participantes a fim de obter resultados mais promissores.
Profª Ms Linda Susan de Almeida Araújo/ Escola de Nutrição da UFBA
Salvador/Ba, 05/07/10

sexta-feira, 2 de julho de 2010

“Indicadores de Qualidade em Terapia Nutricional: Aplicação e Resultados”

Livro traz os dez indicadores de qualidade mais úteis em terapia nutricional



O Brasil se alinha entre os poucos países do mundo a dispor de uma legislação normativa sobre terapia nutricional (TN) parenteral e enteral, que inclui sua remuneração pelo Sistema Único de Saúde. Surgida há 40 anos, a TN revolucionou o tratamento e o prognóstico de várias doenças clínicas e cirúrgicas em pacientes crônicos, agudos e críticos, sendo constante a preocupação em aumentar sua eficiência.

São os indicadores de qualidade que trazem uma resposta da efetividade de um determinado processo e do quão próximo ele está do objetivo final. No entanto, não há uma regra geral para que sejam estabelecidos. Geralmente são conseqüência da experiência, controle e organização da equipe de profissionais de saúde e podem ser oriundos da mais simples análise visual do paciente ou até de uma complexa análise clínica.

É para tratar deste tema, que o ILSI Brasil, através da sua Força-Tarefa Nutrição Clínica, lança o livro “Indicadores de Qualidade em Terapia Nutricional: Aplicação e Resultados”, de autoria de nove profissionais na área, com vivência nacional e internacional. A obra é continuidade da primeira edição, publicada em 2008, e busca validar os indicadores existentes e revê-los com base na experiência clínica em distintos serviços.

O leitor poderá encontrar as bases teóricas do controle de qualidade em TN e o resultado de sua aplicabilidade. Os indicadores de qualidade foram revisados e um grupo de especialistas definiu os 10 indicadores considerados mais úteis.

“Após a primeira edição tivemos a satisfação de ver adotados os indicadores de qualidade propostos, por vários serviços no Brasil e recebemos importantes sugestões e críticas construtivas. Acreditamos que o presente trabalho poderá contribuir para a melhor prática de TN no país e permitir maior controle de qualidade por meio da aplicação dos indicadores sugeridos agora. Mas vale lembrar que a obtenção destes índices é apenas o primeiro passo para a revisão do plano de ação em TN e a busca de possibilidades reais para a sua modificação na prática diária”, comenta Dr. Dan L. Waitzberg, coordenador da publicação.


SERVIÇO
Título: Indicadores de Qualidade em Terapia Nutricional: Aplicação e Resultados
Autores:
Abelardo García de Lorenzo y Mateos
Diretor da Cátedra de Medicina Crítica. Universidad Autónoma de Madri.
Serviço de Medicina Intensiva. Hospital Universitário La Paz, Madri

Cristiane Comeron Gimenez Verotti
Nutricionista. Especialista em Nutrição Clínica pelo GANEP – Nutrição Humana.
Pesquisadora do LIM 35 da FMUSP. Mestranda do Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Dan Linetzky Waitzberg
Professor associado do Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Coordenador clínico da EMTN do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Coordenador do LIM 35 da FMUSP

José Antonio Rodríguez Montes
Catedrático de Cirurgia. Universidad Autónoma de Madri.
Serviço de Cirurgia Geral. Hospital Universitário La Paz, Madri

Juliana R. Martins
Médica Nutróloga, Médica assistente do GANEP – Nutrição Humana. Mestranda do
Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Karina Guedes de Oliveira
Nutricionista assessora científica da Support Advanced Medical Nutrition e
especialista em Nutrição Clínica pelo GANEP – Nutrição Humana

Melina Gouveia Castro
Médica, residência em Nutrologia pelo Hospital das Clínicas da FMUSP.
Médica assistente do GANEP – Nutrição Humana. Doutoranda do Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Olímpio J. Nogueira V. Bittar
Médico especialista em administração de serviços de saúde e políticas de saúde.
Professor doutor com livre-docência em Saúde Pública. Assessor para assuntos relativos a Hospitais de Ensino da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

Roberta Ianni Airoldi Vieira
Nutricionista assessora científica da Support Advanced Medical Nutrition e
especialista em fisiologia do exercício pela UNIFESP

Editora – ILSI BRASIL
Número de Páginas - 159
Preço Sugerido – R$ 20,00
Onde adquirir – publicacao@ilsi.org.br


Salvador,  02/07/10

Profª Ms Linda Susan de Almeida Araújo - Escola de Nutrição da UFBA
Livro traz os dez indicadores de qualidade mais úteis em terapia nutricional