segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Obesidade em Salvador e estratégias de ação.

Profª Ms Linda Susan de Almeida Araújo, Escola de Nutrição da Ufba



Segundo Oliveira et all ( 2009), identificou-se em Salvador/BA, a prevalência de 26,3% de sobrepeso nas mulheres e de 25% nos homens avaliado pelo IMC. Para a obesidade, a prevalência foi, respectivamente, de 15,1% e 8,4%, entre mulheres e homens. Totalizando 41,4% de excesso de peso entre as mulheres e de 33,4% entre os homens. Identificou-se ainda que 35,7% das mulheres e 12,9% dos homens tinham excesso de gordura abdominal, segundo o indicador circunferência abdominal.

Neste estudo as autoras sugerem que medidas de controle e prevenção dos riscos modificáveis para a população estudada estão situadas na esfera da adoção de estilo de vida e da alimentação saudável, ainda que não tenha sido encontrada associação entre estas variáveis incluídas no modelo e o excesso de peso e/ou gordura abdominal. Estas são reconhecidas como estratégias capazes de reduzir a expressiva parcela das mortes prematuras e o impacto negativo na qualidade de vida dos indivíduos , atributos que podem também ser destacados para o sobrepeso enquanto evento que precede a obesidade.
Os referidos resultados podem ter similaridades em boa parte do Brasil, principalmente nos grandes centros urbanos. A urbe em sua organização social e econômica parece presdispor os seus habitantes a um estilo de vida que os conduz ao excesso de peso.São inúmeras as variáveis predisponentes, dentre elas a alimentação, a qual supre as necessidades energéticas na produção do trabalho, mas não atende aos requisitos nutricionais adequados. Desta dicotomia pode resultar sobrepeso ou obesidade.

Esta constatação, despertou em nós o interesse em planejar uma atividade do componente curricular, especificamente  práticO. Nele os discentes elaborariam um evento com o tema: Obesidade e ações dietoterápicas.
Metodologia:
1- Pesquisa bibliográfica das ações : da quitosana, do ácido linoléico conjugado-CLA, da faseolamina e da redução da ingestão calórica, no tratamento da obesidade. Observando: comprovação científica, dosagem terapêutica e período de uso.
2- Cada turma ficaria responsável por um tema. Cada turma seria dividida em dois grupos:
 1- elaboração da apresentaçãodo tema escolhido; 2- elaboração da mesa redonda ( convite, release, organização, apresentação do evento)
3- Convidados: endocrinologista, farmacêutica, nutricionista, educador físico e/ou psicóloga, respectivamente para cada tema citado acima;
4- Cada tema seria discutido em  Mesa Redonda com os componentes: discente representante do grupo, convidado e mediador ( professor do componente curricular).Cada participante teria o tempo de 20 min para exposição e a plenária 30 min para interação.

Ao final do evento cada turma elaboraria um relatório contendo os resultados e um protocolo para prescrição nutricional, o qual seria analisado pelos professores de nutrição de clínica e divulgado entre os discentes/docentes até o término da disciplina.

A utilização deste protocolo após análise e aprovação seria aplicado em um projeto de pesquisa e posteriormente validado.

Dentre as atividades planejadas para a intervenção nutricional  no sobrepeso e obesidade está a consulta em grupo aplicada em ambulatório. Nesta, utiliza-se como ferramenta  educação nutricional e as oficinas de nutrição como estratégia a saber: Oficina da faseolamina, Oficina de aproveitamento integral do jerimum e Oficina do consumo responsável. Estas estratégias visam capacitar os usuários do ambulatório para em seguida aplicar o protocolo de prescrição nutricional.


Profª Ms Linda Susan de Almeida Araújo, Escola de Nutrição da Ufba
Salvador. 25/08/10

Um comentário: