quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Leite para atletas, melhor eficiência?

Foto: asreceitasdacabra.blogspot.com


    Cientistas estão defendendo uma crescente evidência de que o leite pode ser tão bom, ou ainda melhor, do que algumas bebidas energéticas para atletas. Em um estudo publicado em junho no Jornal de Psicologia, Fisiologia Aplicada, Nutrição e Metabolismo, cientistas da Universidade de Northumbria University, da Inglaterra, descobriram que pessoas que consomem leite após o exercício têm maior resistência no próximo treino do que aquelas que tomam outras bebidas esportivas ou água.

    Os benefícios do leite para a saúde já são conhecidos há muito tempo. O líquido contém carboidratos, eletrólitos, cálcio e vitamina D, mas também contém duas proteínas recomendadas para reconstruir os músculos: a caseína e as proteínas do soro.

    Os músculos sofrem depois de uma sessão aeróbica intensa, como correr, jogar futebol ou andar de bicicleta, e essas proteínas servem para regenerar os músculos rapidamente. Ao final de quase todas as sessões de treinamento físico, Matt Whitmore toma um litro de leite.

    — Bebo leite religiosamente — diz Whitmore, treinador que mora há 25 anos em Londres.

    Ele começou a tomar leite desde quando começou a treinar, aos dez anos, quando não podia pagar por bebidas ou suplementos de proteína mais caras.

    — O leite ajuda a me recuperar mais rapidamente e eu me sinto excelente depois de beber — disse — Agora, eu não gosto de treinar sem tomar leite.

    Glenys Jones, nutricionista do Conselho Médico da Grã-Bretanha, disse que o teor de proteína do leite torna-o a bebida ideal depois de um treino.

    — O leite oferece os suplementos necessários para reconstruir o músculo — afirmou.

    A nutricionista disse que as bebidas esportivas simplesmente substituem os carboidratos e eletrólitos perdidos, mas geralmente não possuem os nutrientes para regenerar músculos.

    Especialistas do mundo todo não conseguiram chegar a um acordo para determinar se o leite é melhor do que bebidas energéticas. Os produtores de leite têm tentado entrar nesse mercado milionário e até financiar estudos sobre os benefícios do leite para os atletas, mas alguns acreditam que pesquisas são tendenciosas. O debate continua, enquanto leite ganha a atenção dos atletas.


    Profª Ms Linda Susan de Almeida Araújo, Escola de Nutrição da UFBA
    Salvador/BA 08/09/10

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário