quarta-feira, 9 de junho de 2010

Feijão-caupi, como redutor do mau colesterol

No alerta Google selecionei a palavra nutrição e sempre recebo links interessantes, este de hoje considerei super interessante porque utiliza um produto alimentar que faz parte da gastronomia do nordeste o feijão, e neste caso o feijão caupi , que tem nome popular macássar, de corda, fradinho, muito usado em inúmeras preparações, principalmente uma que eu adoro, o Rubacão paraibano.




Abaixo, a notícia!


Se você é mulher, com idade entre 45 e 70 anos, tem colesterol LDL variando de 160 a 190 mg/dl, e mora em Teresina, a sua participação no ensaio clínico da nutricionista Karoline Frota, doutoranda em Nutrição em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, pode ajudar a revolucionar o combate ao mau colesterol.

As mulheres, segundo as regras da pesquisa, devem estar na pós-menopausa, não faça reposição hormonal e nem tampouco usem medicamentos para reduzir o colesterol. Homens de 30 e 70 anos de idade,  com o colesterol LDL entre 160 a 190 mg/dl e que não estejam tomando medicamento para combater o problema,  também podem participar do experimento.

Karoline Frota, professora titular da Universidade Federal do Piauí, está recrutando voluntários com o perfil citado para participarem da segunda fase da pesquisa, que busca um alimento regional, como o feijão-caupi, como redutor do mau colesterol. Para participar do projeto, você deve procurar a nutricionista pelo telefone (86) 9930-9903 ou ainda pelo e-mail karolfrota@usp.br.

A primeira fase do trabalho, realizada em São Paulo, foi o desenvolvimento de uma bebida à base de proteína de feijão-caupi. A partir de agora, na segunda etapa da pesquisa, os voluntários vão usar, como complemento alimentar, a bebida que tem 25 gramas de proteína de feijão-caupi.  Durante quatro meses, a nutricionista avaliará os índices de colesterol, o peso e o consumo alimentar dos voluntários.

O primeiro sinal de que o feijão-caupi poderia se consolidar como um forte auxiliar na redução do mau colesterol surgiu em 2005, quando Karoline Frota ainda fazia mestrado em Nutrição Humana, também na Universidade de São Paulo. A jovem pesquisadora usou o animal hamster, que tem o metabolismo semelhante ao do ser humano.

No trabalho, um grupo de animais recebeu o feijão-caupi integral.  O outro grupo se alimentou apenas com a proteína isolada. A redução do colesterol total do grupo do feijão-caupi integral, segundo Karoline Frota, foi de 49 por cento. Já os animais que receberam a proteína isolada tiveram uma redução no colesterol total de 22 por cento.

Desde 2005, quando deu a largada na pesquisa, a nutricionista usa apenas a cultivar de feijão-caupi BRS Milênio, que é rica em proteínas e sais minerais e foi desenvolvida pela Embrapa Meio-Norte em parceria com a Embrapa Amazônia Oriental, que tem sede em Belém, no Pará.

Fonte:
http://45graus.com.br/piauienses-podem-revolucionar-o-combate-ao-mau-colesterol,geral,64097.html

Linda Susan  Salvador/BA 09/06/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário